Venom 2 é um potencial desperdiçado mas que diverte

A sequência de Venom chega aos cinemas três anos depois que o filme original recebeu críticas mistas. Venom: Tempo de Carnificina (mais conhecido como Venom 2) é uma melhoria em alguns aspectos em relação ao seu antecessor. Ao mesmo tempo que, ironicamente, tenta fazer mais e entrega menos.

Venom 2 é autoconsciente e despretensioso ao colocar na tela o que gostou em si mesmo e que presumiu que o público também iria gostar. No geral, é um filme de ação de super-heróis gratificante com 97 minutos e evita que suas imperfeições tomem muito tempo.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é a nova (incrível) cara da Marvel

A maior conquista do filme é tornar seus personagens principais, Eddie Brock e seu companheiro simbionte Venom, extremamente simpáticos. O desempenho de Tom Hardy como ambos é o resultado mais positivo de Venom e a sequência o utiliza da melhor maneira possível. Suas interações com sua voz própria e Venom, são quase exclusivamente o que tornam o filme engraçado e divertido.

Sobre o que é Venom 2?

Venom 2 está ciente de que a popularidade da dupla pode significar algo significativo no futuro na franquia e o foco pesado em Eddie e Venom sobre outras partes deste filme pode ter sido uma decisão muito calculada.

Com o subtítulo “Tempo de Carnificina”, você nunca poderia esperar que se trata de uma história de amor, embora platônica. Muitas vezes parece que há dois filmes separados lutando pelo controle, a história de amor de Eddie-Venom é a história que o filme realmente quer contar. Então não, nada de carnificina.

Scarlett Johansson vai trocar a Marvel pela DC?

O filme mantém esse aspecto simples e de acordo com as regras. Embora seu amor seja platônico, examinar seu relacionamento é uma maneira eficaz de explorar a relação simbiótica, que nos termos de Venom 2 é tentar encontrar uma maneira de coexistir entre ser “feito” um para o outro e evoluir para o parasitismo.

Neste aspecto prepare-se para ver uma das maiores DRs da história do cinema.

Venom & Eddie Brock

Embora aceitem seu relacionamento como é, Eddie e Venom lutam para encontrar um terreno comum sobre o que consideram a melhor maneira de viver harmoniosamente.

Sem Venom, Eddie é um chato e não tem a presença que um personagem principal deveria (exatamente como nos quadrinhos). O filme expõe que, sozinho, Eddie tem pouco a oferecer à narrativa e que sua principal contribuição está na forma de reconquistar Venom.

WandaVision vence o primeiro Emmy da Marvel Studios

Por outro lado, Venom, mesmo sem Eddie, tem uma personalidade, mas tem pouco mais a oferecer. Ele sente o ímpeto da independência, mas está vazio e sem objetivo sem Eddie. Desta forma, Venom 2 faz um ótimo trabalho retratando os dois como uma verdadeira “combinação” e destacando porque é uma alegria assistir Hardy falar consigo mesmo.

Venom e Eddie

A reunião dos dois com o objetivo de derrotar o vilão é certamente um clichê, mas dado o quão simples o filme quer ser, ele se encaixa e não diminui a história como um todo.

No fim, Venom 2 tem uma falta de variedade de personagens coadjuvantes. E isso é a maior decepção para aqueles que esperavam ver algo de Carnificina Total. O único outro personagem a ser verdadeiramente notado é Cletus Kasady de Woody Harrelson.

Praticamente todos os outros personagens pareciam dispensáveis, esquecíveis ou estavam tão pouco envolvidos que causaram pouco ou nenhum impacto. O que é um tremendo desperdício para a UCM e o universo da Sony.

O Carnificina

Harrelson é absolutamente o ator certo para Cletus, sendo assustador e psicótico. É desconfortável de assisti-lo e exala um potencial violento e assassino. Infelizmente, o filme não consegue explorar totalmente seu potencial.

Carnificina

Semelhante a Eddie e Venom, o filme tenta fazer uma história de amor com Cletus e Shriek (Naomie Harris). Infelizmente, não é convincente. Provavelmente devido ao tempo de execução limitado. Só sabemos que Cletus e Shriek estavam em algum tipo de relacionamento contados em poucos minutos. Shriek é resumida em servir Cletus após sua fuga, ao invés de ela ser uma força própria. Mais uma decepção para aqueles que a conhecem em Carnificina Total.

A principal motivação de Cletus ao escapar da execução é encontrar e se casar com Shriek. Suas motivações românticas atrapalham a ação violenta, caótica, assassina, enlouquecida e horripilante de Carnificina. O filme não consegue estabelecer Carnificina como uma ameaça verdadeira e aterrorizante. Como resultado, o personagem simplesmente não era tão atraente ou interessante como um vilão como foi em Carnificina Total.

O simbionte Carnificina, sobre o qual aprendemos muito pouco, poderia ter facilmente assumido a personalidade psicótica de assassino em série de Cletus e levado a um novo nível de selvageria. Mas isso nunca acontece (provavelmente por causa da indicação etária).

Harrelson, Cletus e Carnificina tinham a capacidade de ser muito mais e, como sequência, Venom 2 tinha alguma obrigação de fazer isso.

Venom 2 e o potencial desperdiçado

Eddie e Venom contra Cletus e Carnificina tem pouca interação ao longo do filme. Eddie e Cletus têm alguns desentendimentos no primeiro ato, mas Eddie e Venom não têm absolutamente nenhuma interação ou conhecimento de Carnificina até a cena final da batalha.

Venom Vs Carnificina

Venom 2 teria se beneficiado dos simbiontes terem algum tipo de relacionamento ou dinâmica. Teria sido ótimo se o público recebesse uma explicação simples para a existência de Carnificina e como ele se relaciona com Venom.

O resultado é um filme que parece extremamente consciente de seus ativos e menos preocupado em gastar muito tempo ou esforço aperfeiçoando todo o resto. Venom 2 é um filme divertido que evoluiu para além do Venom original, permitindo que o humor e o carisma únicos de Tom Hardy guiem o caminho.

Embora o vilão titular seja insuficiente, isso não afeta o coração e o núcleo do filme, o amor de Eddie e Venom um pelo outro.

Leia também “O Coringa de Heath Ledger é o melhor?

Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On