Uma Carta Para o Papai Noel é um filme dirigido e escrito por Gustavo Spolidoro, está chegando aos cinemas brasileiros em dezembro de 2023 e é uma boa alternativa para a família nos cinemas no período de final de ano.
A trama se passa em um orfanato no interior do Rio Grande do Sul, onde as crianças vivem sob um regime rígido da tutora Léia (Elisa Volpatto), que destrata elas e nunca dá presente de natal para os menores no fim do ano. O menino Jonas (Caetano Rostro) resolve fazer uma carta para o Papai Noel, explicando a situação de porque eles nunca recebem presentes.
A tal carta chega nas mãos do Papai Noel (José Rubens Chachá) e da Mamãe Noel (Totia Meirelles), ele decide ir até o orfanato para descobrir do sumiço dos presentes, mas finge ser eletricista fazendo reparos na casa e com o nome de Leon.
Aliás, o próprio Papai Noel está com crise de identidade e desanimado porque as crianças não acreditam mais nele, mas esta pode ser a chance de reverter isso.
O cinema brasileiro vive, em 2023, um momento de reconstrução de sua identidade: após o período de pandemia e de desmonte na cultura brasileira e também depois da onda das comédias que levavam milhões aos cinemas, o cinema brasileiro está investindo mais em filmes de gênero e embora tenhamos grandes obras este ano, como Retratos Fantasmas, Pedágio, entre outros, a bilheteria não está correspondendo, não pela qualidade das obras, mas por falta de alcance desses filmes nas salas (basta ver o sucesso de filmes, séries e até documentários brasileiros nos streamings).
Dito tudo isso, em um ano tão experimental como 2023, não é nenhum absurdo ver o país investindo também em um filme de natal.
É um longa que exige um pouco mais de investimento do que o normal, sobretudo nas cenas do Polo Norte e de vôo e embora seja evidente o uso do Chroma Key, a produção não faz feio e considerando o ano fraco de crise de CGI em Hollywood, este longa está melhor do que muita coisa feita nos EUA deste ano (Homem Formiga 3, Shazam 2…)
O filme traz uma bela mensagem, otimista sobre a magia do natal e acreditar além do mundo material, é um lampejo de inocência e pode ser o filme de infância de uma geração.
O elenco é outro destaque. As crianças fazem um belo trabalho, em especial o garoto Jonas e muito do que o espectador vê em tela, é do seu ponto de vista, mas o elenco adulto, inclusive com nomes conhecidos, também se destaca, como José Rubens Chachá como o Papai Noel (embora ele esboce trejeitos de seu Silvio Santos de ‘O Rei da TV’, Totia Meirelles e Elisa Volpatto, que embora seja o mais próximo de uma antagonista que este longa apresente, é a melhor performance entre o elenco e Elisa já havia surpreendido seu público em Bom Dia Verônica, da Netflix.
Uma Carta Para o Papai Noel não é o melhor filme brasileiro do ano e nem o filme definitivo de natal, mas é otimista, inocente, que desperta a magia e fantasia que a correria do dia a dia nos faz esquecer.
Posts Relacionados:
Godzilla Minus One revitaliza o icônico Kaiju
Jojen Reed VS O Montanha: Curiosidades de Game Of Thrones
Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes desvenda o passado e expande a mitologia
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: