Relembrando o game Sonic The Hedgehog CD (1993)

Sonic The Hedgehog CD, ou simplesmente, Sonic CD, é um jogo produzido pela Sonic Team, lançado em novembro de 1993 para Sega CD, que era um console que só funcionava acoplado com o Mega Drive.

Não foi muito popular na sua época, sobretudo porque o Sega CD foi um fracasso comercial para a Sega e não foi muito acessível para a maior parte dos jogadores.

Mas ele foi muito aclamado na ocasião do lançamento, quem lia as revistas de videogame se deparou com análises e elogios a este jogo. Hoje está mais acessível, sobretudo com emuladores, novas versões e até disponível para celular.

Não é exagero dizer que este é dos melhores jogos de Sonic. O ouriço mais famoso dos games estava no auge neste período dos anos 1990, com o mega sucesso da trilogia para o Mega Drive, batendo de frente com a soberania da Nintendo até então. Neste cenário, não era difícil imaginar que a Sega traria um jogo do Sonic para a sua aposta para o CD, que não era tão comum na época.

Praticamente tudo aqui é marcante, desde os cenários impecáveis, com uma bela palheta de cores, aproveitando o maior espaço e a capacidade da mídia CD. Sem contar a sua trilha sonora incrível, digna dos melhores jogos do herói.

E embora este seja um game muito similar aos games do Sonic aclamados do Mega Drive, com os anéis, mundos, atos, estágio especial e com o intuito de salvar os amigos, mas este tem o diferencial de apresentar o ouriço viajando pelo tempo com as fases intercalando entre passado, presente e futuro, afetando o layout e resultado final do jogo.

O game é a sintonia perfeita entre o nível de dificuldade não muito fácil e nem muito difícil, tendo algumas fases que exigem mais do jogador, mas sem se esquecer do fator de entretenimento.

O game introduziu a personagem Amy Rose, que está na franquia até hoje e aqui neste game, precisa ser resgatada do Dr. Robotnik.

Sonic precisava coletar as pedras preciosas chamadas Time Stones, o game introduziu uma mecânica única chamada Traveling Through Time (daí incluiem as viagens no tempo e o game apresentava alguns mundos como o Palmtree Panic, com um cenário composto por palmeiras; Colision Chaos, que é uma releitura de Spring Yard, de Sonic 1; Tidal Tempest, releitura de Labyrinth, também de Sonic 1, Quartz Quadrant, com um cenário composto de quartzo; Wachy Workbench, que no presente era industrial e no passado é uma montanha; Stardust Speedway, releitura de Star Light e apresentando uma batalha contra o Metal Sonic, que também vimos em Sonic 2, além de Metallic Madness, que era uma versão de Scrap Brain Zone.

Para ter acesso ao Estágio Especial (muito referenciado em Sonic Mania), o jogador precisa encerrar os atos 1 e 2 de cada mundo com, no mínimo, 50 anéis (cada mundo tem 3 atos) e pegar o anel gigante. No estágio, o gamer precisa detonar os ufos para pegar as Pedras do Tempo. Coletando todas as sete, o jogador tem acesso ao final “verdadeiro” e com 100%.

Sonic CD é dos melhores games do ouriço, influente, muito à frente do seu tempo, introduziu mecânicas novas, mas manteve as raízes da franquia e mesmo passadas 3 décadas de seu lançamento, não envelheceu nada e coloca no chinelo muita coisa feita hoje.

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Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

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