Mortal Kombat 2: relembrando o icônico jogo de luta dos anos 1990

Mortal Kombat 2 é um game lançado em 1993, logo após o sucesso e polêmicas do primeiro game, lançado no ano anterior, sobretudo pela violência gráfica, o sangue e, claro, os fatalities.

Foi produzido pela Midway Games, Acclaim Studio, a franquia foi criada pelos grandes Ed Boon e John Tobias.

Foi lançado em diversas plataformas na época, como o Game Boy, Game Gear, 32X, Sega Saturn e até Playstation 1.

Mas ele ficou marcado mesmo pelas versões de Mega Drive e Super Nintendo. Se no primeiro jogo, a versão para Mega acertou com o código par sangue e não ter vergonha da violência, neste segundo game, a Nintendo aparentemente aprendeu com os erros do primeiro, entregou um jogo muito mais atraente, fluido e melhor renderizado do que o da sua concorrente Sega, que apresentou um game mais travado e pixelado.

Na trama de Mortal Kombat 2, após o fracasso de Shang Tsung ao ser derrotado por Liu Kang no primeiro jogo, ele arma um plano de vingança para o imperador de Outworld Shao Khan, que decide invadir o reino da Terra, burla as regras do torneio e força um novo Combate Mortal.

Considerando os personagens do primeiro jogo, só Sonya e Kano não retornam. Eles são prisioneiros do próprio Shao Khan em um dos cenários do próprio game, mas temos a volta de Liu Kang, herói do primeiro jogo, Johnny Cage, Scorpion, Sub-Zero e Rayden. Shang Tsung volta como personagem jogável, mas ainda com a característica de se transformar em outros personagens.

Os outros personagens jogáveis são Kung Lao, ancestral de Kang; Reptile, que era personagem secreto do primeiro jogo, volta como um ninja; Baraka, que faz parte do exército de Shao Khan; Jax, policial e amigo pessoal da Sonya Blade; além da inserção das mulheres, Kitana, filha adotiva de Khan, que é considerada traidora por se aliar a Liu Kang e Mileena, clone de Kitana.

No primeiro jogo, o jogador tinha a opção de um fatality por personagem e um stage fatality no cenário The Pit. Já neste jogo, tudo foi ampliado: cada personagem tem, ao menos, dois fatalities. Johnny Cage, Shang Tsung e Sub-Zero têm três. Há 3 stage fatalities, nos cenários The Pit 2, The Dead Pool (não é o anti-herói da Marvel) e Kombat Tomb, além da inserção dos Babalities e Friendships, que foram alívios cômicos no meio da sanguinolência.

Ainda tem três personagens secretos: Jade, Smoke e Noob Saibot (que depois foram personagens jogáveis em Ultimate Mortal Kombat 3, lançado em 1996) e os novos chefes: Kintaro, um sucessor espiritual de Goro, além do imperador Shao Kahn, que se tornou o grande vilão da franquia.

É um game que se popularizou nas locadoras e como nos anos 1990 era muito comum a prática de jogar a dois, não era difícil encontrar campeonatos e disputas junto com o colega, mas para quem jogou sozinho para tentar salvar o game, se lembra que não era fácil, já que era necessário enfrentar a todos os lutadores para chegar nos chefes Kintaro e o temido Shao Khan. Já era difícil chegar até eles e mais difícil ainda passar por eles.

Mortal Kombat 2 é um game icônico, marcou uma geração e dos mais importantes do gênero de luta da década de 1990. Os personagens se tornaram queridos, muitos estão nos games da franquia até hoje e não é difícil encontrar cosplayers em eventos de cultura pop.

Que tal aprender como fazer os fatalities?

Posts Relacionados:

Os 30 anos de Super Mario All Stars

Sonic Spinball completa 30 anos de lançamento

Mega Drive: os 35 anos do maior sucesso da Sega

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On