Jerry Maguire – A Grande Virada: 25 anos depois

Muitos filmes simplesmente passam pela nossa vida e se tornam esquecíveis, onde vemos apenas de forma corriqueira. Há outros que a maior parte do público pega ranço e se tornam odiados pela história. Mas existem outras obras que se tornam queridas, únicas, inesquecíveis e que podem ser o filme da vida de milhares de pessoas. É justamente aí que Jerry Maguire entra.

O filme está em qualquer lista de melhores comédias românticas do cinema e dos grandes filmes sobre esporte, mas vai além disso. É dos filmes mais inspiradores da história, dá um quentinho no coração de quem o vê, se tornou um jovem clássico, seja pelos personagens, roteiro ou frases clássicas, que estão no imaginário popular até hoje (como não se lembrar de ‘Show Me The Money’ ou ‘Você me Completa’)

A Trama

Na trama, Tom Cruise é o Jerry do título, um agente esportivo bem sucedido, querido e famoso, mas após uma decisão que pode decidir o rumo da empresa em que trabalha, é demitido, perde seus clientes, o respeito do mercado, colegas de trabalho e a namorada (Kelly Preston). Exceto por Dorothy (Renée Zellweger, ótima no papel), que o acompanha na nova jornada e começa a nascer uma paixão platônica pelo protagonista.

Jerry também tem a chance de dar a volta por cima com o atleta Rod (Cuba Gooding Jr. o melhor personagem deste filme), o único que aceita ser assessorado por Jerry, Rod está em baixa na carreira e os dois têm uma oportunidade de brilhar.

O filme é escrito e dirigido por Cameron Crowe (Quase Famosos, Vanilla Sky…), que passou quase 3 anos para escrever o roteiro da forma que queria, mas o resultado valeu a pena.

Quem assiste Jerry Maguire nota que não se trata de uma comédia romântica comum, afinal, não é uma simples história de amor, mas uma obra sobre o mundo dos esportes, mundo corporativo e mesmo tendo o fator de entretenimento, dá para aprender muito sobre o mundo competitivo do marketing e dos negócios.

A Produção

Sem contar que não estamos falando de um produto independente ou de baixo orçamento, muito pelo contrário. Os 50 milhões de orçamento (mas faturou 273 nas bilheterias mundiais) são incomuns para o gênero, mas o resultado valeu a pena e os nomes envolvidos justificam essa percepção do público.

James L. Brooks (sim, o criador dos Simpsons) e o próprio Cameron Crowe são produtores, a fotografia, límpida e com belas tomadas, sobretudo as de estádios, têm como diretor o mestre Janusz Kaminski (vencedor do Oscar por A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan) e a montagem, outro personagem importante da condução da história, sobretudo pelos cortes rápidos, ritmo e as edições acertadas nas sequências de esporte americano, tem como responsável o montador Joe Hutshing (vencedor de 2 Oscar pelas montagens de JFK e Nascido em 4 de Julho).

Não é difícil se apegar e se identificar com os personagens de Jerry Maguire. Cada um à sua maneira. Quem nunca teve que começar do zero após uma demissão ou fundo do poço? Quem nunca se apaixonou por aquela pessoa “inatingível”? e quem nunca precisou daquele empurrão ou oportunidade para brilhar na carreira?

Tom Cruise & Renée Zellweger

Tom Cruise e Renée Zellweger estão entre os melhores casais do cinema. A química deles é única e o público acredita neles juntos. Tom já era o grande astro que é até hoje, aliás, 1996 também foi o primeiro ano da franquia Missão Impossível. Não é exagero dizer que este é dos seus melhores papeis.

Embora tivesse feito alguns filmes antes, foi com Jerry Maguire que Renée Zellweger se tornou uma estrela. Outras grandes atrizes foram consideradas para o papel de Dorothy, mas nenhuma tinha a doçura e frescor que a personagem exigia. não à toa, Renée teve o seu auge no final dos anos 90 e início de 2000, com sucessos como Bridget Jones, Chicago e seu Oscar por Cold Mountain. Ela ficou anos no ostracismo até voltar com tudo com o merecido Oscar pelo filme Judy, em 2020.

Cuba Gooding Jr

Mas o grande destaque em Jerry Maguire é o Cuba Gooding Jr. Quando ele aparece pela primeira vez, com a frase clássica ‘Show Me The Money’, o filme solta faíscas e sua presença é sempre iluminada. A química com Tom é inegável, um aprende com o outro e seu Rod foi dos mais bem escritos por Crowe.

Não à toa, ele venceu seu merecido Oscar pelo filme, em um dos melhores discursos da história da Academia.

Jerry Maguire ainda teve merecidas indicações de Melhor Filme, Ator para Tom Cruise, Roteiro Original para Crowe e Montagem.

É dos grandes filmes de 1996, dos anos 1990 e dos últimos 25 anos. Quem vê se apaixona e dificilmente se esquece. É daquelas obras que transcendem o cinema de entretenimento e ecoa para a eternidade.

Esse é o poder da arte.

Leia também “Cine Marrocos é um retrato da crise na cultura e habitação

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On