O Jardim Secreto de Mariana é um drama brasileiro que conta a história do casal Mariana (Andréia Horta, ótima no papel) e João (Gustavo Vaz). O relacionamento é aparentemente feliz, perfeito e modelo para muitos, mas que chegou ao fim de maneira inesperada. Cinco anos depois, o casal se reencontra, questiona porque a relação acabou e João tenta convencer Mariana de que ainda existe amor entre os dois.
Quem dirige e escreve o filme é Sérgio Rezende (de Zuzu Angel), na qual realiza um filme de um orçamento mais baixo até para os padrões brasileiros. Mas competente na produção, concepção e condução da sua história.
Este não é o primeiro filme nacional a tratar sobre término de relacionamentos e colocar o casal para discutir o fim. No ano de 1986, Arnaldo Jabor nos agraciou com o clássico Eu Sei Que Vou Te Amar, que deu prêmio em Cannes para Fernanda Torres, mas é fato de que este subgênero estava sumido da pauta brasileira nos últimos anos.
Ao assistir esse filme, logo vem à cabeça o recente História de Um Casamento e a maturidade da “trilogia do antes”. Até mesmo do charme brasileiro do próprio Eu Sei Que Vou Te Amar ou a série The Affair, que mostra os dois pontos de vista de um caso.
O filme já começa com João tentando voltar com Mariana e o público tem a primeira impressão deque se trata de uma relação abusiva, mas logo conhecemos o ponto de vista dele com os ótimos flashbacks, mostrando o início, auge, o término do relacionamento e criamos mais empatia com os personagens.
Um grande acerto do roteiro está em não apontar o dedo e não procurar culpados. O relacionamento terminou por culpa dos dois e todos tiveram seus motivos. E quando dá certo, o mérito é dos dois, como toda relação saudável deve ser.
Soma tudo isso com belas imagens no interior de Minas Gerais, com uma bela fotografia e um lugar paradisíaco (o “jardim secreto” do título). Temos uma obra agridoce, agradável, mas que também fará o espectador pensar e refletir sobre vida, relacionamentos, trabalho e o seguir em frente.
Gustavo Vaz interpreta um João bem resolvido financeira e profissionalmente, mas que não consegue esquecer seu passado com Mariana. Ele também está com dificuldade de lidar com suas limitações. Gustavo nos entrega um grande papel, mas o show aqui é da sempre ótima Andreia Horta, que faz uma mulher independente, com dificuldade em esquecer o passado e precisa se manter forte para continuar.
Ela transita entre a mulher madura, a sensível quando toca no passado e a frágil quando o assunto é proteger seus filhos. Isso é mérito do roteiro, mas também de uma boa preparação para a personagem.
Não espere soluções fáceis, já que o roteiro nos apresenta uma proposta menos conclusiva e mais reflexiva, porém, palpável para todos os públicos e quem assistir deve sair satisfeito.
A divulgação para O Jardim Secreto de Mariana pode estar mais tímida do que os blockbusters nacionais, mas o filme merece uma espiada e mesmo se você não viu a obra, você com certeza já viveu algo parecido.
Leia também “Garota da Moto é um avanço aos filmes de gênero no Brasil“
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: