A força de vontade é a capacidade que nós temos de nos esforçar para atingir um objetivo, logo ela é essencial para estimular a criatividade. Veja que não se trata apenas de conquistar o objetivo final, mas de conseguir planejar e cumprir um plano para chegar lá de modo eficiente.
É a faculdade mental que te faz ser capaz de manter a concentração. É uma energia que flui na sua mente, em você e através de você. Fixar uma imagem em sua mente através da força da vontade, é o que chamamos de concentração.
Mais do que isso, fixar um objetivo em sua mente e não desistir disso apesar dos pesares.
Com a força de vontade é possível adiar uma gratificação concreta e resistir uma tentação que pode desviar do seu objetivo. Ela também permite refletir sobre seu próprio estado de ânimo e assim não deixar-se vencer pelo desânimo, diante de dificuldades. Ou para controlar o mau-humor como consequência de alguma irritação e por fim, a capacidade de ver uma oportunidade de superação diante dos obstáculos.
Transformando a preguiça em Força de Vontade
É fácil identificar se você tem treinado sua Força de Vontade ou não: lembre-se da última meta que estipulou, pode ser pessoal ou profissional. Você desistiu no primeiro obstáculo ou com “facilidade”? Se a resposta for sim, pronto, você já sabe que deve treinar a sua força de vontade.
Como já falei algumas vezes nas outras faculdades mentais, não adianta você querer desenvolver esta faculdade na “marra”. Ou seja, assim como um músculo que não está acostumado a levantar 50Kg, não adianta você colocar uma meta insana, a qual nem mesmo alguém com muita força de vontade conseguiria.
Você pode começar com algo simples, como por exemplo colocar uma meta no seu Brain Storming (aprendido lá na Imaginação). Defina que você fará uma sessão até ter pelo menos 20 ideias. Se estiver fazendo isso em grupo, a meta pode ser uma quantidade mínima de ideias por pessoa ou um número total geral para a equipe.
Se for fazer o Troca de História ou E Se, pode definir um tempo mínimo que irá passar jogando. O mesmo vale para exercitar junto da Memória, com jogo da memória, quebra-cabeça ou Eu Nunca. Assim você acaba exercitando 2 ou 3 faculdades ao mesmo tempo.
Não seja teimoso
Com a prática você começará a ter Força de Vontade em tudo o que fizer. Agora, fique atento para não confundir a Força de Vontade (ou persistência) com teimosia. Eu já falei um pouco sobre isso no post “Caminhar aumenta a criatividade“, mas vale lembrar:
Insistência, também conhecida como teimosia é tentar alcançar um objetivo, várias vezes, da mesma maneira.
Persistência é tentar alcançar um objetivo, várias vezes, de maneiras diferentes.
Carvalho, Carlos – vulgo eu mesmo
Veja que a persistência por si só é criativa, já que você tem que encontrar novas maneiras para atingir o mesmo objetivo. Para isso terá que usar a imaginação. Isso se não tiver que usar todas as outras faculdades mentais.
Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: