Espíritos Obscuros: o mito ganha forma

Chega aos cinemas nacionais o filme Espíritos Obscuros (Antlers), dirigido por Scott Cooper e produzido por Guillermo Del Toro. Realizado pela Fox Searchlight Pictures, e distribuído através da Walt Disney Studios Motion Pictures. Trata-se de um filme de horror, drama e mistério.

A premissa do filme é que em uma cidade isolada do Oregon, uma professora do ensino médio, juntamente com seu irmão xerife, se vêem envolvidos com um aluno enigmático. Tal garoto e seus segredos sombrios os levam à encontros amedrontadores com uma criatura lendária ancestral.

Lendas e mitos ancestrais

Toda civilização e local contém suas lendas e seus mitos. Nunca saberemos com certeza quais de fato tem algum fundo de verdade e quais são puramente criações nossas. Aqui temos um caso no qual há uma base verdadeira e muito sinistra (na história do filme). A lenda do Wendigo, uma criatura devoradora de seres humanos e um espírito maligno nativo das florestas do norte da costa atlântica.

Espíritos Obscuros

Espíritos Obscuros

Apesar de ter sido traduzido como Espíritos Obscuros, o nome o original do filme é Antlers, que significa chifres. Como dito anteriormente, remete à aparência do Wendigo, pois ele é descrito como uma criatura com chifres ou galhos lembrando cervos. Contudo, um título como “Chifres” não faria muito sentido e ficaria meio estranho. Sendo esta a provável causa da mudança do título.

Dessa maneira, temos um espírito vingativo e que consegue se manifestar fisicamente ao possuir alguém. Com isso, ele pode atacar e devorar outras pessoas. Assim, começa a trilha de mortes e a caçada à criatura responsável por isso.

Espíritos Obscuros

Enredo

Com essa base, o enredo se desenrola de forma bem calma, mas com bastante informação. Tem-se um bom foco em diversos personagens e suas histórias pessoais, o que ajuda no entendimento e desenvolvimento de cada um. As interações entre eles também boas na maior parte dos casos.

Por boa parte do filme, mantem-se um bom ritmo de suspense e mistério de de uma visceral que combina com a história. Além disso, consegue sustentar um clima sinistro do começo ao fim, complementando a tensão e ar macabro.

Espíritos Obscuros

Por fim, visualmente ficou muito bom e é o grande fator responsável para pelo clima macabro e sombrio. Somado à isso, temos boas interpretações de vários personagens, tornando a experiência mais envolvente.

Portanto, como um todo, o filme entrega o que propõe e proporciona um ótimo entretenimento e irá agradar aos fãs dos gêneros de mistério e horror e sobrenatural.

Ainda sobre o tema de espíritos vingativos, confira também A Chorona e A Lenda de Candyman, ambos filmes recentes.

Não esqueça de seguir o Universo 42 nas redes sociais. Fique inteirado nas última notícias do universo de entretenimento!

Instagram | YouTube | Facebook | Twitch

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On