Como estimular a criatividade: Percepção!

Certamente você já deve ter percebido que é preciso executar várias ações para desenvolver uma mente criativa e deixar de ter uma mente competitiva. Você já sabe como estimular a criatividade usando a imaginação e a memória. Agora é hora de saber como estimular, e enxergar, a criatividade através da percepção!

Criatividade e percepção: veja!

Mas Carlos, a criatividade pode ser vista? Sim! Não de maneira literal, mas ela pode ser percebida, sentida, descoberta, usando a terceira faculdade mental, a percepção.

A percepção é a forma que atribuímos significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas (memórias). Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

Criatividade e percepção: Ponto de Vista

De forma mais simples, sua percepção é o seu “ponto de vista”, ela te diz o que você vê e na maioria das vezes a nossa percepção é problemática. Nós temos um problema de percepção quando olhamos para os nossos resultados e os comparamos com os nossos potenciais.

Como ter uma percepção errada da criatividade pode me atrapalhar?

É por falta de uma percepção realista que a maioria das pessoas não se acha criativa, porque costumam olhar somente para os resultados que tiveram e não para o potencial que tem. Sabe aquele velho ditado “você colhe o que você planta“? Então, é exatamente isso.

Se hoje você não se acha uma pessoa criativa, é porque este é o resultado do que você vem pensando há tempos. Basta que você comece agora a estimular e exercitar sua criatividade, sabendo que ao fazer isso estará caminhando para ter novos resultados e daqui um tempo, terá resultados diferentes. Mas perceba que os resultados serão referentes ao que você fez agora e com isso sempre terá um “delay”.

Yes WE CAN

Nós olhamos para os nossos resultados e dizemos: bom, simplesmente não posso fazer isso. As vezes você quer tomar uma decisão mas não sabe decidir como fazer isso. Você precisa corrigir a sua percepção antes de tomar a decisão.

Pra ser mais simples ainda: Não se pode comparar laranja com banana! Pra quem vive no mundo do empreendedorismo, não compare o seu bastidor com o palco do outro.

Certamente, tudo isso pode parecer batido, clichê, mas é real. Essas comparações, errôneas, alteram a nossa percepção sobre nós mesmos, nossos potenciais, nossos objetivos, os outros e o mundo.

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On