AIR: A História Por Trás do Logo é homenagem a altura de Michael Jordan | Crítica

AIR – A História Por Trás do Logo é um filme dirigido por Ben Affleck, escrito por Alex Convery e é baseado em uma história incrivelmente real. A trama se passa no ano de 1984, onde a Nike estava mal das pernas no mercado e a NBA não tinha o mesmo impacto de hoje.

Neste cenário, um jovem de 18 anos chamado Michael Jordan era apenas uma promessa e causava até a desconfiança por parte do público. Neste cenário, Sonny Vaccaro (Matt Damon) e Rob Strasser (Jason Bateman) estão pressionados após os números baixos da empresa e Vaccaro faz uma manobra arriscada e aposta tudo na jovem aposta Michael Jordan, para contratá-lo e associá-lo à empresa.

Vaccaro enfrentou a resistência do seu superior, Phil Knight (Affleck), o preconceito dos colegas e a resistência da opinião pública, sem contar a pressão de que o negócio tinha que dar certo, senão a empresa iria para o buraco.

A parceria entre Jordan e a Nike deu mais do que certo, rendeu milhões de dólares para ambas as partes e mudou para sempre a forma como as empresas se relacionam com os atletas e seu público. Sem contar que Michael Jordan é até hoje dos maiores atletas que o mundo já viu, fez história com o Chicago Bulls e fez parte do chamado Time dos Sonhos na Olimpíada de Barcelona em 1992.

OK, já existiam atletas famosos antes, como Pelé, Garrincha entre outros, mas torná-los midiáticos a ponto de associá-los à marcas famosas, foi algo que começou aqui. Até mesmo no Brasil temos essas parcerias milionárias entre atletas e marcas, com Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e com Neymar mais recentemente, só para citar os casos mais famosos.

Sem contar que, assistir a este filme é como uma volta no tempo. A nostalgia está em alta na cultura pop e este filme vai fazer com que todos voltem ao ano de 1984. AIR: A História Por Trás do Logo já começa com uma montagem bem interessante com os principais fatos daquele ano, que ferveu nos EUA com as Olimpíadas em Los Angeles, a eleição presidencial, além dos filmes, músicas e tecnologias.

Depois somos transportados para a trama principal, mas sem esquecer da época em que o filme se passa com muitas canções da época, o que é um acerto em muitos momentos, mas em outros, simplesmente jogam a música em tela e mesmo sendo de qualidade, não encaixa com o que vemos em tela – como em um momento, perto do terceiro ato, onde toca a canção Time After Time, da Cindy Lauper, que é excelente, mas ficou perdida em tela.

O conteúdo meio maneirista pode incomodar alguns, mas não há o que reclamar dos diálogos rápidos, espertos e que acompanham o ritmo de sua trama, dignos de um trabalho de Aaron Sorkin, além de ótimas performances de Affleck, Matt Damon, Jason Bateman (dos primeiros trabalhos após Ozark), além de Viola Davis e Julius Tennon (que são um casal na vida real) como os pais de Jordan. Aliás, foi um pedido do próprio Jordan que Viola interpretasse sua mãe.

Como em toda e qualquer obra atual baseada em história real, somos apresentados às imagens e vídeos das pessoas reais que compuseram essa trama, além de situar o espectador onde cada pessoa está atualmente. É um recurso bem interessante, que traz credibilidade ao que o público viu em tela.

AIR: A História Por Trás do Logo não se trata de uma biografia de Jordan e seu rosto nunca é mostrado em tela, mas é uma forma respeitosa de homenagear em vida este que é dos maiores astros da história, referência até hoje em um grande filme que mistura esportes, economia, negócios e até mesmo com uma mensagem otimista sobre sonhos, perseverança e olhar fora da caixa.

Posts Relacionados:

O Estrangulador de Boston: tão impactante que só poderia ser real

Sombras de um Crime: um mistério noir de sessão da tarde

O Urso do Pó Branco: Diferente mas interessante

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On