1989: O ANO DOS GAMES!

O ano de 1989 foi um dos mais importantes da história dos games. E se contar o contexto da década de 1980 e pensando em como seria para a década seguinte, foi um dos mais lucrativos também.

O NES, ou simplesmente, Nintendinho, nadava de braçada no mundo, em especial no Japão e nos EUA, sobretudo com sucessos Como Super Mario Bros, The Legend of Zelda, entre muitos outros.

No Brasil, existia a chamada Lei de Reserva de Mercado, onde as empresas brasileiras eram proibidas de aturem no país e, neste cenário, existiam os famosos “clones de Nintendinho”, que fizeram muito sucesso por aqui e marcaram uma geração.

E 1989 foi importante no Brasil não apenas por esses “clones”, mas porque uma empresa chamada Tectoy já iniciava a sua parceria com a Sega para lançar seus produtos – consoles e jogos – de forma legalizada no país. Neste contexto, o Master System era lançado em terras brasileiras, fazendo muito mais sucesso por aqui do que em muitos outros países e que também marcou uma geração de gamers da época que lembram do período com muito carinho, sem contar que o maior sucesso comercial da Sega, o Mega Drive, começaria dando os primeiros passos para o lançamento que aconteceria só no ano seguinte, mas que seria lançado neste ano de 1989 na América do Norte.

Mas enquanto o Nintendinho fazia muito sucesso entre o público, a Nintendo já trabalhava na próxima geração de consoles e estava desenvolvendo o que seria o Super Nintendo, que só seria lançado em 1990 no Japão e foi justamente em 1989 que a empresa lançaria um dos consoles mais importantes da história dos games e que mudaria a indústria para sempre, o grande Game Boy.

O Game Boy foi um sucesso estrondoso, revolucionou o conceito de consoles portáteis, trouxe franquias que lançam jogos até hoje, sem ele, muito provavelmente, os games para celular não seriam o que são hoje e até o lançamento do Playstation 1, em 1994, era o console mais vendido do mundo, mesmo sendo portátil.

Em sua janela de lançamento, o Game Boy trouxe nada menos do que Super Mario Land, que é praticamente o consolidado Super Mario Bros, mas adaptado para um console portátil, além de Tetris, um game mais do que perfeito para se jogar neste formato e que recebe versões até hoje.

Outros games marcaram o ano de 1989, como Phantasy Star 2, Golden Axe e Wonder Boy 3, ambos da Sega e este último, foi adaptado pela Tectoy para o mercado brasileiro para os jogos da Turma da Mônica.

Outros lançamentos marcantes foram Final Fight, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mega Man 2, Prince of Persia para PC e por falar em jogos para computador, que estavam também ganhando espaço, os games Campo Minado e Paciência estavam sendo desenvolvidos e se tornariam febre nos anos 1990.

Muita coisa que aconteceu no ano de 1989 causa impacto até hoje e pavimentou o que chamamos hoje de “indústria dos games”, sem contar a o valor nostálgico de tudo.

Posts Relacionados:

Sonic The Hedgehog 3: relembrando o game de 1994

Mortal Kombat 2: relembrando o icônico jogo de luta dos anos 1990

Os 30 anos de Super Mario All Stars

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On