O ano cinematográfico é dividido entre 5 etapas importantes: Winter, que abrange os lançamentos de janeiro e fevereiro; Spring, que atinge os meses de março e abril; Summer, que são os lançamentos de verão, entre os meses de maio e agosto; Fall, que são os meses de setembro e outubro. Já os Holiday Movies, são os lançamentos do final do ano, dos meses de novembro e dezembro.
Todas as divisões são importantes, mas, no que diz a marketing e mercado, os períodos mais importantes são os Summer Movies, pois é onde os principais blockbusters do ano estreiam, sem contar que pega justamente o período de férias escolares; e os Holiday Movies, que são os blockbusters do fim do ano e os filmes do Oscar.
O período de final de ano, por muito tempo foi negligenciado pelos executivos nos EUA, já que nem todos tinham o hábito de ir ao cinema perto das datas festivas como Natal e Ação de Graças, além do mais, nesta época do ano, é inverno por lá e em muitos locais, sobretudo próximos da fronteira com o Canadá, o frio é tão intenso que mal dá para sair de casa.
Porém, com o crescimento do cinema e da produção, os filmes não ficam restritos apenas ao período de verão e muitos veem a janela de final de ano para lançar seus produtos.
Aliás, nos últimos anos, muitos estúdios aproveitam seus filmes justamente para fugir do verão e datas festivas, como Pantera Negra (que estreou em fevereiro de 2018) ou Batman vs Superman, que estreou em março de 2016, só para citar alguns exemplos.
Obviamente os estúdios aproveitam o fim do ano justamente para lançar os chamados Filmes de Oscar, principalmente para manter aquecida a memória dos votantes e do público para a premiação, que geralmente ocorre no mês de fevereiro.
E tem mais: foi-se o tempo em que o ano acaba no recesso de fim de ano. Com a globalização e o aumento da população, nem todos podem ou querem viajar neste período e às vezes aquela estreia de dezembro seja o programa de natal de muitos. A própria Netflix enxergou esse espaço na grade começou a estrear produtos de grande porte próximo ou em dias de feriados festivos, como Bridgerton em 2020, ou Cobra Kai, dia 31 de dezembro de 2021.
Sem contar que muitos blockbusters que estreiam em novembro ou principalmente em dezembro, se tornam grandes eventos e as sessões destes filmes ficam na memória para uma vida. Como não lembrar das estreias de Star Wars – O Despertar da Força em 2015, da trilogia Senhor dos Anéis entre 2001 e 2003, ou ainda das comédias do saudoso Paulo Gustavo, que foram o programa natalino de muitos.
E uma pessoa que aproveitou muito bem da janela de final de ano foi o diretor James Cameron, com duas das maiores bilheterias da história do cinema, com Titanic e Avatar, que passaram dos 2 bilhões de arrecadação, são clássicos, grandes eventos e sim, os dois estrearam em dezembro.
Isso porque nem estamos falando sobre os filmes de natal, como Esqueceram de Mim, O Grinch, Um Herói de Brinquedo, O Expresso Polar, entre outros. Você imagina algum desses filmes estreando, por exemplo, em julho? Em alguma data que não seja no fim do ano? A chance é quase zero.
E após um ano de 2020 praticamente sem estreias, 2021 tem uma grande safra de lançamentos para os streamings, como a 4ª temporada de Cobra Kai, a 2ª de The Witcher ou a estreia de O Livro do Boba Fett na Disney Plus.
Nos cinemas tem os aguardados Homem Aranha – Sem Volta Para Casa e Matrix Ressurections. Qual será o filme responsável por trazer o grande público de volta aos cinemas? Qual desses será o programa de fim de ano das pessoas?
Aliás, você se imagina passar o natal ou ano novo nos cinemas?
Leia também Duna: seu espetáculo vai além do visual magnífico
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: