Senhoras e senhores, chegamos sim, nesse vilão maravilhoso. O Antagonista da terceira temporada, O Anarquista Zaheer.
Temido e altamente perigoso, é como podemos definir Zaheer, fundador da Lotus Vermelho. Ele junto com Unalaq planejou o sequestro de Korra durante sua infância. Seu principal plano era criar o Avatar sob a bandeira de sua ideologia e fazer com que ela não só abrisse os portais para o mundo espiritual, mas também que isso acabasse com a sociedade opressora que viviam, com base no caos e reconstrução.
Obviamente seus planos não deram certo, Unalaq encobriu seu envolvimento e nosso vilão foi preso junto de seus comparsas, Zuko, Sokka, Tonraq e Tenzin foram responsáveis pela captura.
Uma curiosidade sobre este evento: existe uma teoria que Sokka acabou morrendo durante a operação de resgate de Korra, já que não se fala como ele morreu e pelo nível de segurança os quais os membros da Lótus Vermelha foram presos. Se é verdade ou não é outra história.
Separados e presos, Zaheer ficou anos trancafiado até a convergência harmônica acontecer. Em um evento de proporções gigantescas, a união do mundo dos espíritos novamente com o dos humanos fez com que muitas pessoas despertassem o dom da dominação de ar. Inclusive o nosso querido anarquista.
Após escapar, ele vai em buscas de seus companheiros nas prisões especiais que eles estavam.
Ghazan – o Dobrador de lava, que estava em uma prisão de madeira no meio do mar
Ming-Hua : A dobradora de água letal, apesar de não ter os seus braços. Ficava em uma prisão a cima de um vulcão.
P’Li : A dominadora de combustão, namorada de Zaheer. Presa em uma prisão secreta no polo norte, centenas de metros abaixo do chão, no extremo frio e uma peça de metal que cobria sua testa.
Com a Lótus Vermelha na ativa, Zaheer começou seu plano; derrubar o Reino da Terra e sua rainha opressora. E eliminar o Avatar.
O primeiro passo do seu plano se dá quando ele se infiltra na ilha de Tenzin junto com todos os outros novos dominadores do ar.
Mas seu plano dá errado quando Kya (irmã de Tenzin), o reconhece e tem uma briga no templo. A luta é boa, a filha de Aang mostra o quão boa dobradora ela é, mas Zaheer foge para se reagrupar e fazer um novo plano para sequestrar a Avatar. Em meditação ele descobre que ela está com uma das filhas de Toph, Suyin Beifong em Zaofu, a cidade do clã de metal.
A tentativa de sequestro quase dá certo, se não fosse as irmãs beifong, e claro Naga o fiel animal de Korra.
A Lótus vermelha foge com o time avatar atrás deles, e durante todo esse processo vemos como o domínio espiritual de Zaheer é grande. Inclusive sendo um dos motivos de aptidão a dominação do ar.
Zaheer encontra Korra no mundo espiritual. Lá ele explica sobre sua filosofia, enquanto ele diz aos seus comparsas no mundo físico onde eles estão localizados.
Ele explica sobre seu plano e diz a tão famosa frase “ A Ordem natural é a desordem”. Talvez uma das melhores cenas da temporada onde realmente vemos um debate filosófico de ideologias.
Mas nem tudo são flores e a rainha da terra captura Korra antes de Zaheer, assim ele vai ao reino da terra fazer um acordo com a rainha em troca de seus habitantes dominadores do ar.
Mas ao saber que o transporte de Korra caiu no deserto, Zaheer mata a rainha da terra asfixiada e transforma Ba Sing Se em um caos quando os liberta de sua governante.
Com isso só resta recuperar o Avatar, e acabar de uma vez com isso.
Ao tomar como reféns todos os membros da recém formada nação do ar, Zaheer e a Lótus Vermelha tem um embate com a equipe avatar, vemos o quão Tenzin é habilidoso, e como os companheiros do vilão são cruéis. Mas eles também tem baixas, P’Li morre ao tentar usar sua habilidade de combustão quando uma máscara de metal feita de dominação por Suyin se prende ao seu rosto, ela dispara e morre.
Zaheer ao ver isso simplesmente se desprendeu do que faltava em sua vida, e aprende a voar.
Ele foge com Korra, e vai até seus colegas para acabar de uma vez com o ciclo Avatar. O plano era simples: envenenar e fazer Korra entrar no estado Avatar para combater o veneno. E nisso eles acabaram com a vida dela encerrando o ciclo de vez.
O plano quase dá certo, mas a tenacidade de Korra, mais a ajuda do time avatar e dos novos nômades do ar, Zaheer é vencido. Porém não é uma vitória a se comemorar. Korra estava emocionalmente e psicologicamente destruida.
Zaheer foi preso no subterrâneo de Republic City, e acorrentado para ter restrição nos seus movimentos. Porém ele era livre em sua meditação, livre no mundo espiritual.
O Fogo que a Lótus Vermelha começou foi apagado, entretanto o caos causado deu espaço para o surgimento de uma estadista, uma tirana. As cortinas se abriram para a Grande Unificadora, Kuvira.