Ventos da Liberdade, ou Ballon, conta a história de duas famílias amigas de longa data que não estão satisfeitas com como as coisas andam na Alemanha, sentem medo, sentem-se ameaçados o tempo todo, e isso serve de gatilho para arquitetar um plano de fuga.
Ventos da Liberdade é um longa-metragem de Michael Bully Herbig que se transforma a cada ato em Thriller policial e suspense, com ar documental e lúdico ao mesmo tempo.
Durante o serviço militar, na vida real, PETER STRELZYK foi treinado como mecânico aeronáutico. Tinha noções de física e matemática, o que fez com que conseguisse projetar um balão. E pra que ele queria um balão construído por suas próprias mãos? Para fugir de uma Alemanha militar, ditatorial, a chamada Alemanha Oriental, pois o país havia sido dividido em duas partes, oriente e ocidente, por divergência de pensamentos político partidários, contemplando a chamada guerra Fria. Peter conhece GÜNTER WETZEL no trabalho, e esses se tornam grandes amigos. Eles, dois idealizadores com sonhos que não cabiam na Alemanha Oriental, decidem que querem ir com suas famílias para o ocidente.
Essa é a premissa da história real na qual o filme se baseia. Com fotografia e trilhas sonoras incríveis, mixagem de som e caracterização (de época) do filme, tudo compõe um cenário que se torna, aos poucos, quase um thriller policial. Ambas as famílias são perseguidas, mas sem que o exército e a polícia conheçam sua identidade, só tendo com base uma primeira experiência com o balão que acabou não dando certo.
Momentos de tensão tomam conta dessa trama que envolve o espectador de uma maneira que quase o faz integrante da história, ou talvez um observador, já que a câmera com seus planos fechados faz com que a perspectiva aproxime o público do que está sendo contado. A iluminação, os planos focados nos detalhes de olhar, aproximam quem assiste ao filme e deixa aquela sensação de que algo ruim está por acontecer.
Eles atravessavam a cidade, o país, para comprar aos poucos materiais para a construção do balão, e para que não fossem pegos em flagrante e descobertos. As crianças a qualquer momento podem acabar por contar algum detalhe que revele pistas do que está se passando para as autoridades. O menor movimento se transforma no maior risco de morte ou prisão dessa família. E o medo de perder contato com seus filhos também faz com que se titubeie um pouco, além de que atravessar a fronteira em um balão é ato heroico, considerado traição, e eles precisam partir sem se despedir de seus mais queridos familiares e amigos, ou até mesmo um novo amor.
Em 16 de setembro de 1979, as famílias Strelzyk e Wetzel fugiram da Alemanha Oriental e partiram para o Oeste em um balão de ar quente caseiro. No meio da noite, quatro adultos e quatro crianças decolaram de uma clareira no Sul da Alemanha Oriental, voaram sobre a fronteira entre as duas Alemanhas. Este é um filme que mostra essa história de maneira sensacional, com atores locais (já havia sido feito pela Disney uma versão desta história em 1982, intitulada Dramática Travessia), uma ótica realística sem parecer um documentário, e de maneira fictícia e bela, usando de diversos recursos do cinema para tal.
Ventos da Liberdade é filme que, acima de tudo, fala sobre persistência e determinação, com foco e planejamento, mesmo diante do desespero.