Um Dia de Fúria (1993): 11 curiosidades

O filme Um Dia de Fúria foi lançado em 1993, sob a direção do saudoso Joel Schumacher (que anos depois, dirigiu os filmes mais criticados do Batman) e com o roteiro de Ebbe Roe Smith e conta a história de William Foster (Michael Douglas, excelente no papel), que acumula todo o seu stress, está à beira de um colapso, mas em uma tarde do trânsito caótico de Los Angeles, ele abandona seu carro e sai quebrando tudo pela cidade nos locais em que ele considera que algo está errado.

Um Dia de Fúria não foi um sucesso na época, mas se tornou um jovem clássico nos anos posteriores, sendo um sucesso no Home Video e nas reprises na TV. No Brasil, passou nos anos 1990 na Globo e, nos anos 2000, no SBT, sempre com boa audiência.

Não é exagero dizer que Um Dia de Fúria foi um dos filmes que mais acertaram na previsão do comportamento humano dos dias de hoje. Em tempos de violência, intolerância, xenofobia e a falta de empatia, o discurso apresentado no roteiro é relevante hoje em dia, como era importante na época do lançamento.

Há cenas de Um Dia De Fúria que se tornaram icônicas, já na cena de abertura, com o trânsito congestionado e o protagonista abandonando seu veículo, ou minutos depois, quando Foster chega em uma loja de departamentos de um imigrante coreano, faz discursos xenófobos e ainda quebra tudo por uma lata de Coca-Cola.

Mais para a frente, ele coloca uns gângsters para correrem, provoca o terror em uma rede de fast food e ainda faz com que um senhor milionário e proprietário de um campo de golfe, sofra um infarto.

Michael Douglas faz uma das atuações mais memoráveis da sua carreira, muitos consideram a melhor e o próprio ator disse que este foi dos filmes em que ele mais se divertiu fazendo.

O elenco ainda tem nomes como Robert Duvall como o delegado prestes a se aposentar e que está na cola de Foster, além de Barbara Hershey como a mãe da filha de William.

Conheça abaixo 11 curiosidades deste grande filme:

  • O filme estreou nos EUA dia 26 de fevereiro de 1993 e, no Brasil, 3 meses depois, dia 28 de maio do mesmo ano;
  • O título do filme, referindo-se ao colapso mental de Foster, é retirado da canção de ninar, “London Bridge is Falling Down”;
  • O filme criou polêmica na época do seu lançamento, foi banido na Coréia por conta da já citada cena da loja do imigrante coreano e por ser interpretado como “homem branco com raiva”;
  • O filme caiu na cultura popular: teve paródia em Os Simpsons, a banda Iron Maiden, em 1995, lançou o single Man on The Edge, que foi baseado no filme, incluindo um coro composto por simplesmente as palavras, “falling down”. Além disso, a banda de rock americana Foo Fighters baseou o videoclipe de Walk na trama do filme;
  • Todos os estúdios de Hollywood recusaram o roteiro do longa. O produtor Arnold Kopelson estava chegando ao ponto de considerar a televisão a cabo, quando Michael Douglas se deparou com o roteiro e o declarou um dos melhores que já havia lido;
  • A sequência de abertura do filme, em que Foster fica preso no trânsito, é uma homenagem direta à famosa abertura de 8 e meio de Fellini;
  • Ainda falando na sequência de abertura, a cena foi filmada em apenas um dia;
  • Jack Nicholson, Ed Harris, Robert de Niro, Alec Baldwin, Jeff Bridges, Nick Nolte, Mel Gibson, Michael Keaton, Robin Williams, Harrison Ford, Dustin Hoffman e Al Pacino foram considerados para o papel principal.
  • Gene Hackman, Walter Matthau, Sidney Poitier, Paul Newman e Jack Lemmon foram considerados para o papel de Lester, que ficou com Robert Duvall;
  • Embora Michael Douglas e Robert Duvall sejam os protagonistas, eles não aparecem juntos até perto do final do filme;
  • Até a escrita deste texto, o filme não estava disponível em nenhum streaming. Foi indicado à Palma de Ouro em Cannes, custou 25 milhões, faturou 40 nas bilheterias mundiais e tem a aprovação de 75%.

Posts Relacionados:

Central do Brasil: principais curiosidades

Curiosidades sobre Patch Adams: O Amor é Contagioso

Curiosidades sobre Uma Babá Quase Perfeita

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On