Um Bom (ou Não) Mago Negro | Análise da Trilogia do Mago Negro

Cuidado com que deseja, você pode se tornar um deles!

Fala galera! Hora de provar que também sei ler (hehe)!  Abrindo uma série, e talvez não-continua, de revisão de livros, vou começar com minha primeira saga lida neste verão: Black Magician Trilogy de Trudi Canavan, publicado pela Orbit Books (Trilogia do Mago Negro no Brasil, publicado pela editora Novo Conceito).

 

 

Essa saga se passa numa realidade em que magia é algo normal e aceitável, porém seus conhecimentos e ensinamentos ficam sob responsabilidade e utilização exclusiva do Clã dos Magos, que possuem uma estrutura onde existe o estudo e aplicação de magia e suas ramificações como cura, artes guerreiras, alquimia, etc. As coisas começam a mudar durante um evento conhecido como “Purificação“, onde os magos sob ordem do rei, avançam pela periferia de Imardin (cidade/vila de Kyralia, lugar fictício onde se ambienta parte da história) afastando os “maus elementos”. Durante a Purificação, uma menina chamada Sonea consegue atirar e atravessar um escudo feito por magos, atingindo a têmpora de um deles, assim ela percebe assustadoramente que tem potencial mágico, dando inicio a uma trama muito bem elaborada. O Clã entra em choque ao saber que existe uma menina com poder para usar magia, e precisa captura-la antes que se torne um perigo para o Clã e para a cidade. Sonea se vê confusa, pois acredita que o Clã é maligno e utiliza seu poder para manterem-se acima das outras pessoas, mas percebe também que não consegue controlar seus poderes e precisa ser ensinada.

Nos três livros. podemos nos inserir fortemente nessa história em todos seus detalhes. Se você é uma pessoa que gosta de detalhes, com certeza vai gostar. Ele aproveita bastante a definição dos ambientes e reforça as características dos personagens (e suas expressões durante as cenas), de forma que consigamos saber o papel importante de cada elemento na história. Isso pode deixar a leitura um pouco cansativa para os leitores que gostam mais de decorrer sobre os eventos acima de uma leitura mais detalhista que alongar por demais a história, mas acredito que foi bem feita, fechando um ciclo bem elaborado.

Livros

CapaTodos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos magos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

 

CapaSozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, que partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando… até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, está buscando fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo que o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

 

CapaNa cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua adotada pelo Clã dos Magos se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo. Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante. No entanto, ela não pode esquecer o que viu na sala subterrânea do Lorde Supremo — ou seu aviso de que o antigo inimigo do reino está crescendo em poder novamente. Conforme Sonea evolui no aprendizado, começa a duvidar da palavra do mestre de seu clã. Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele está tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?

Após o sucesso com essa trilogia, Trudi continuou explorando esse universo com uma prequel (The Magician’s Aprentice) e uma nova trilogia (The Traitor Spy) que dá sequencia a história. Ainda não houve publicação desses livros no Brasil, mas iremos aguardar alguma manifestação da Novo Conceito, que já deve estar de olho nessa série. Comprei esta trilogia por volta de 50 reais, o que achei bastante barato, considerando a boa qualidade visual do livro. Recomendo!

Até mais!

Nerd: Felipe Naves

Não há só faltas que me julguem incompleto, ou objetivos que me façam ser persistente. Só desejei a liberdade em questão, em troca de um copo de conhecimento. Fã de jogos clássicos, animes antigos e pesquisador de Ciências Paralelas. Procuro sempre trazer as vantagens de fazer o que se faz.

Share This Post On