Turma da Mônica tem nova coleção focada em Educação Financeira

A Maurício de Sousa Produções tem o excelente hábito de fazer gibis que vão além do entretenimento, falando de causas reais e importantes de um jeito divertido e que pode ser lido por pessoas de qualquer idade. Já abordaram temas como ‘’Uso racional da água’’, ‘’Alimentos saudáveis’’, ‘’Acessibilidade’’, ‘’Trabalho Infantil’’, e também já incluíram personagens cadeirantes, cegos, portadores de HIV, síndrome de down e  autismo, em suas histórias. Maurício de Sousa inclusive já defendeu, em vídeo, que é necessário que a diversidade seja trabalhada com as crianças de um modo que possa ser debatida até na mesa de jantar.

turma da monica

Na última segunda-feira (14), primeiro dia da 5ª Semana Nacional da Educação Financeira, foi a coletiva de imprensa do lançamento da nova Revista Especial da Turma da Mônica em parceria com o Banco Sicredi, desta vez tratando de Educação Financeira para Crianças (caros leitores, leiam mesmo não sendo mais crianças). Com base nos seis módulos da Cartilha de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, cujos títulos são: “Nossa Relação com o Dinheiro”; “Orçamento Pessoal ou Familiar”; “Uso do Crédito e Administração das Dívidas”; “Consumo Planejado e Consciente”; “Poupança e Investimento”; e “Prevenção e Proteção”, a série contará com meia-dúzia de quadrinhos que serão lançados ao decorrer deste e do próximo ano.

Em bate-papo com um dos representantes do Sicredi foi dito que pela razão de serem um banco cooperativo têm a preocupação de também ensinar o público. Então, após uma reunião nos EUA, resolveram entrar em contato com a Maurício de Sousa Produções com o intuito de educar financeiramente as crianças e os jovens. Afinal, quem seria mais qualificada para a tarefa do que a maior distribuidora de quadrinhos do país e que já está habituada a traduzir temas mais áridos para o público infanto-juvenil sem perder a amada essência dos gibis tradicionais?

Essa é uma iniciativa muito interessante, visto que a educação financeira é um assunto pouco debatido em ambientes familiares e escolares, acarretando nos seguintes dados: 15,7% dos devedores (cerca de 9,4 milhões de pessoas) do Brasil são jovens entre 18 e 25 anos, segundo a Serasa, e os gibis vêm com o intuito de aumentar o número de pessoas aptas a lidar com o próprio dinheiro. Todos os quadrinhos serão distribuídos gratuitamente em algumas Escolas Estaduais e Municipais de SP, RJ e PR para os alunos, e também em Agências Sicredi dos três Estados para quem mais se interessar.

Primeira Capa: turma_monica capa

 

Nerd: Felipe Cezar

Felipe Cezar cresceu num meio nerd. Sua mãe era leitora assídua de quadrinhos durante a juventude e passou isso adiante na família. Desde os 4 anos jogava os games clássicos de PSOne e via a trilogia clássica de Star Wars em fita VHS. É um estudante de jornalismo que ama audiovisual, quadrinhos e fotografia.

Share This Post On