Os irmãos Caffagi conseguiram. De novo.
E eu já tive essa certeza na pagina 16 da graphic novel, quando brincando agradeci mentalmente para eles mais uma nova chance de ter uma nova aventura da Turma da Mônica do jeito que eu me lembro deles, das historinhas da época em que eu era pequena (ou, como gosto de falar, quando as revistinhas ainda eram da editora globo).
O cuidado que eles têm em manter a personalidade de cada personagem intocada e paradoxalmente adicionar detalhes que os tornam ainda mais parecidos com a turminha que eu conheci é de arrepiar. A essência da Turma da Mônica está toda ali, em cada balão, em cada L tlocado, em cada referencia ao Capitão Pitoco, pindalolas, ursinho bilu, coleções de tampinhas, bater com bichinhos de pelúcias diferentes… E O XAVECO, GENTE! Nem os personagens secundários foram esquecidos, hehe!
(Preciso falar sobre o traço e cores?! PRECISO. Perfeitos, é lindo como o traço dos irmãos trabalham juntos para formar cenas tão lindas! E olha que essa Magali me lembrou muito a Bu, personagem de Valente, quadrinho – incrível – dele!)
Sim, a fórmula é fiel ao sentimento original e as histórias antigas, mas a forma de como Vitor e Lu Cafaggi apresentam essa nova aventura é, no mínimo, impactante. Estamos acostumados a ver essa turminha se metendo em mil e uma confusões do barulho, mas tudo sempre fica bem, como foi o caso na primeira graphic novel da Turma da Mônica, a Laços. Em Lições, como o próprio nome sugere, vemos uma consequência para todas essas confusões e vemos com lágrimas nos olhos que nem sempre o final feliz é aquele pelo qual torcemos desde o começo, pensando que tudo ficará bem. Talvez o final não seja o mais feliz que poderia ser, mas aquilo que precisamos para seguir em frente aprendendo a lidar com as dificuldades e obstáculos que nos tornam em pessoas melhores, capazes de fazer a própria felicidade acontecer. Uma verdadeira lição de vida, para os personagens e para o leitor.
Sei que a turminha que fez parte da minha infância e adolescência está entregue em boas mãos. O plano foi infalível, Cafaggis, Maurício e todos os envolvidos: novamente vocês nos trouxeram um pedaço delicioso de nossas infâncias ao corre-corre e estresse da vida de adultos, permitindo que a turminha também fizesse parte dessa fase de minha vida de uma forma encantadora.
(E uma pitada de Flapjack?! Haha!)
Eu queria muito ter pego um autógrafo dos dois na 21ª Fest Comix, onde foi o lançamento de Lições, mas perdi tempo demais na fila da Comix e tinha que ficar de olho nos outros acontecimentos e palestras… Mas vou atrás do meu autógrafo, viu! Na edição do evento do ano passado consegui do Vitor, mas ainda falta dois do Valente, o Laços e o Lições. Agora só fica a polêmica… Cadê o anúncio da terceira graphic MSP dessa turminha?! Tô esperando, viu! 😉