Este review é spoiler-free!
E aí, cambada!
Com a chegada do meu Novo Nerd (prestes a completar 1 ano), tenho tido menos contato com os boardgames e por isso tenho escrito menos a respeito. Isso também me fez começar a preencher o tempo livre (agora mais reduzido) de outras maneiras. Optei por escolher uma série e dedicar-me à ela. Até então, as últimas séries que tinha visto eram Breaking Bad e Game of Thrones. Após conversar com alguns amigos, percebi que a maioria das recomendações me apontavam na mesma direção: True Detective. Por ser relativamente pequena — com apenas uma temporada de 8 episódios — e trazer uma dupla impressionante de protagonistas, decidi embarcar nessa.
True Detective é uma série de investigação policial que apresenta Matthew McConaughey e Woody Harrelson como detetives que, sob investigação, recontam o maior caso que já trabalharam, 17 anos atrás, quando caçaram um serial killer na Louisiana. As mortes envolvidas no caso são bastante peculiares, pois as vítimas eram encontradas em meio a rituais.
McConaughey e Harrelson fazem uma dupla excelente na série. O comprometimento de ambos é extenso e evidente — ambos são produtores da série. Os personagens que representam são complexos, reais e têm personalidades muito diferentes que rendem ótimos momentos. Martin (Harrelson) é um detetive sênior, típico pai de família, com um pensamento lento, irredutível e obstinado. Rust (McConaughey), por outro lado, é metódico, excêntrico e antissocial. A química e as interações que a história proporciona aos dois são memoráveis. A transformação de McConaughey para o papel é impressionante. Sai o bombadão confiante de Saahra e entra um detetive recluso, magro e introvertido que fez minha esposa nem acreditar que era o mesmo ator no primeiro episódio.
Um outro aspecto narrativo interessante é que a história é contada por duas pessoas diferentes em dois momentos distintos: a caçada 17 anos atrás e o tempo presente, quando ambos estão sendo investigados. Esse recurso é muito bem explorado, revelando trechos da história num ritmo único.
Por fim, dois outros pontos me chamaram a atenção. Primeiro, a série contém referências ao Rei de Amarelo e Carcosa (para delírio dos fãs de H.P. Lovecraft e do Cthulhu Mythos). Segundo, ela tem cenas de ação extremamente tensas. Duvida? Assista o episódio 4 até o fim e me diga o que achou, nos comentários abaixo.
A primeira temporada de True Detective é uma obra de arte da TV e deve ser assistida por qualquer um que goste de séries, especialmente de investigação.