Tempo Rei não é apenas o nome de uma das músicas mais conhecidas de Gilberto Gil, é também o título escolhido para marcar sua última turnê pelos palcos. Um nome que carrega reflexão, sabedoria e a serenidade de quem soube atravessar gerações com arte, consciência e coração. A turnê é uma celebração de despedida, mas não com tristeza, e sim um tributo à vida, à música e a um dos maiores artistas que a MPB já conheceu.

Gilberto Gil é sinônimo de brasilidade, poesia e ritmo. Um verdadeiro pilar da cultura nacional, carismático, generoso e amado por onde passa. E foi com essa energia contagiante que ele encantou o público em uma das noites mais emocionantes que já vivi em um show.
No primeiro dia das apresentações do Rio de Janeiro, o setlist foi um presente para os fãs, costurado com clássicos que atravessam décadas: de Palco a Andar com Fé, de Domingo no Parque a Refazenda e Toda Menina Baiana. Teve homenagem a Dominguinhos, com uma linda versão de Eu Só Quero um Xodó, teve vídeo de Chico Buarque em Cálice, teve alegria, nostalgia e aquele clima acolhedor que só um artista como o Gil é capaz de criar. E se despediu com Aquele Abraço, um hino afetuoso à minha Cidade Maravilhosa.
Apesar de tudo, o grande destaque da noite, ao menos pra mim, foi a participação de Marisa Monte. Uma surpresa deliciosa e emocionante. Ouvi-la cantando A Paz ao lado do Gil foi arrebatador. Quando ela subiu ao palco, o clima ficou ainda mais especial e o público respondeu com entusiasmo à altura. E não foi só ela: ao longo dos quatro shows no Rio de Janeiro, outros grandes nomes também subiram ao palco com Gil: Lulu Santos, Anitta e Caetano Veloso, cada um trazendo seu brilho único a essa turnê inesquecível.

Além do repertório impecável, Tempo Rei teve uma produção visual impactante, com destaque para um painel de LED em espiral no centro do palco, elemento que, como profissional do audiovisual, me chamou bastante a atenção. Esse tipo de recurso vai além da estética: ele amplia a experiência do público, envolve, emociona, faz vibrar.
Foram quatro noites de casa cheia no Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. Gil mostrou, mais uma vez, sua potência ao reunir milhares de pessoas para cantar em uníssono sua obra. E a boa notícia é que ainda vêm mais por aí: duas novas datas estão confirmadas na Marina da Glória, dias 31 de maio e 1º de junho, além de uma data extra recém-anunciada no próprio Farmasi Arena, em 25 de outubro.
A turnê Tempo Rei vai passar por dez cidades brasileiras ao longo de 2025. Começou em Salvador, passou pelo Rio de Janeiro e está atualmente em São Paulo. Além dessas, as demais cidades confirmadas são Belo Horizonte, Brasília, Recife, Porto Alegre, Belém, Fortaleza e Curitiba. E as novidades não param por aí: também haverá apresentações nos Estados Unidos e na Europa. A turnê segue até o final de novembro deste ano, prometendo encantar ainda mais públicos por onde passar.
Esta é a história acontecendo diante dos nossos olhos. Se você tiver a chance de assistir, vá. Porque ver Gilberto Gil no palco, com sua banda, sua família e sua música, é viver o tempo no seu melhor ritmo.
Posts Relacionados:
Todos conhecem ACOTAR, mas você se lembra da Série Fever?
Daenerys e Khal Drogo: A Verdadeira História Que a Série Escondeu
Lançamentos de Abril: prato cheio para os fãs de romance!
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: