Se você gosta um pouquinho mais de música que o normal, provavelmente já ouviu falar de Spotify, Deezer, Rdio e Google Play Music. Mas afinal, o que tem de tão legal nesses “programas de escutar musica“?
Todos os serviços que citei ali em cima são streamings. Tá, mas o que é streaming (lá vem explicação teórica mala)? É um fluxo de dados através de pacotes. O dado não é armazenado em nenhum lugar físico – a não ser que você queira – e é transmitido pra você a medida que os pacotes vão chegando. Pra ficar mais simples a explicação, streaming é nada mais, nada menos do que assistir um vídeo no Youtube (agora sim você entendeu, né? expliquei lá em cima atoa.)
Enfim, agora que você já sabe o que é streaming, vamos falar sobre os serviços que trabalham com streaming de música. Eu sou apaixonado por música, e desde minha internet discada baixava minhas músicas para colocar no meu mp3 xing ling que meu pai comprou em algum camelô da vida. Ano passado quando fiz meu plano de dados em uma operadora de telefonia, me ofereceram junto no pacote o Rdio para eu testar. Desde então não consigo mais viver sem streaming
Se você tem um bom pacote de dados 3G, 4G ou uma wifi sempre disponivel, eu recomendo o streaming fortemente pra você. Porque? A facilidade de ter rapidamente ao clique de uma busca 30 milhões de músicas ao seu dispor é incrível! As vezes estou na rua e me dá vontade de ouvir a abertura de GOT, eu não preciso fazer todo o processo pra baixar a música, eu vou lá, pesquiso e ouço. Outra parada sinistra são as playlists. Tá afim de ouvir aqueles clássicos de quando você tinha 10 anos? Procure a playlist anos 90 e bota pra tocar! “Tá” afim de ouvir música indiana? Escolhe a playlist da Índia e seja feliz ! Tem um mundo de opções na ponta do dedo.
Mas definitivamente a parada mais bacana que o streaming proporciona é a descoberta de músicas novas. Sabe que incrível é você ouvir uma parada que nunca tinha ouvido antes e curtir pra car#$%@? Então, o streaming te proporciona isso. Os serviços de streaming vão aprendendo, conforme você vai escutando, o que você gosta e com base nisso te indica coisas que você provavelmente vai gostar de ouvir. Pra quem curte música, tem coisa melhor? Melhor que isso só um show do Pink Floyd (*heavy breathing*)
Porém, todavia, entretanto… esses serviços – assim como a maioria das coisas boas – não são “di gratis”. O Deezer, mais barato e mais popular no Brasil, custa R$ 7,50 a mensalidade. Você pode se perguntar “ah, mas porque pagar pelo que eu posso baixar no piratebay/4shared ali de boa?” Porque além de estar obedecendo a lei, você está reconhecendo o trabalho do seu artista favorito dando os devidos direitos autorais que ele merece depois de horas em um estúdio ou dentro de um avião pra fazer um show no Morumbi. E também não é um preço tão caro assim por tudo de bacana que você vai agregar.
Sobre os serviços, hoje em dia eu uso o Spotify (o dos prints acima é a versão Windows) que é o mais conhecido mundialmente e na minha opinião o melhor disponível para nós, brazucas (Google Play Music e Pandora, por exemplo, só com treta no IP pra conseguir acessar). Pago R$ 14,50 mensal e não me arrependo nem um segundo por isso.
Minha recomendação pra você que curte musica é: dê uma chance a algum serviço de streaming. A maioria deles oferece 30 dias gratuitos para escutar tudo que você quiser, então aproveite, conheça mais essa facilidade que a era moderna está nos trazendo e essa chance também de tentarmos ser um pouquinhos mais corretos com o lance da pirataria.