Sonic The Hedgehog 2 é um game de 1992, lançado inicialmente para o Mega Drive, mas que também houve uma versão para Master System. O jogo foi dirigido por Masaharu Yoshii, produzido por Shinobu Toyoda, o design do game foi liderado por Hirokazu Yasuhara e a música, muito conhecida, foi composta foi Masato Nakamura.
A ideia original era que Sonic 2 fosse focado em viagens do tempo, mas isso foi reaproveitado em Sonic CD para o Sega CD e a fase Hidden Palace, que seria o elo para as Esmeraldas do Caos, foram aproveitadas em Sonic 3 & Knuckles, o game seguinte do ouriço.
Então, após diversas ideias, os desenvolvedores resolveram fazer o “feijão com arroz”: um jogo igual, mas diferente do primeiro game, lançado em 1991, que foi um tremendo sucesso, é o jogo mais vendido do Mega Drive e peitou o Mario Bros como mascote do universo dos games.
Além da inserção de Tails, o game ainda incluiu o movimento spin dash (imprescindível hoje em dia) e o modo para dois jogadores, embora este último tenha sido criticado.
Na história, Sonic faz um pouso em uma ilha, percebe que está sendo seguido por uma raposa de duas caudas. De início, o ouriço azul se incomoda com isso, mas a raposa tem os poderes de voar como um helicóptero. Não demora muito para que eles virem amigos e essa raposa se revela com o nome de Miles Prower, também conhecida como Tails.
Mas a paz desta ilha é interrompida com a chegada do vilão, o Dr. Eggman, ou, simplesmente, Robotnik, que rouba as esmeraldas para aumentar o poder de sua máquina o Ovo da Morte, e tanto Sonic quanto Tails, vão atrás das esmeraldas e do malvado.
O game foi um sucesso total: vendeu mais de 6 milhões de cópias, é o 2º jogo mais vendido do Mega Drive, alguns consoles vendidos pela Tectoy na época já vinham com o jogo junto e foi palco daquela que foi, provavelmente, a maior rivalidade da história dos games: Super Nintendo vs Sega Genesis (nome oficial do Mega Drive nos EUA). Com um marketing agressivo e jogos de sucesso, como o próprio Sonic, Streets of Rage e ports de jogos de luta, o console da Sega conseguiu rivalizar com a gigante Nintendo neste período, embora a Big N tenha se recuperado nos anos seguintes com a trilogia Donkey Kong Country e os erros da Sega.
E o que dizer do jogo? É simplesmente um dos melhores do console e de toda a geração 16 Bits, supera o primeiro em praticamente tudo, resistiu ao teste do tempo e o 2D está bonito até hoje.
O jogo tem mais estágios, mas com apenas dois atos. A dificuldade estpa na medida certa, pois não é fácil e nem muito difícil, o game design está mais rico em detalhes e com uma paleta de cores mais vibrante.
E as músicas, que já eram excelentes no primeiro jogo, aqui estão simplesmente perfeitas, com destaque para a Aquatic Ruin Zone, a Casino Night (com acordes de jazz e clima de fim de noite), Mystic Cave, com tons de mistério, a eletrizante Metropolis, além da maravilhosa trilha do estágio especial.
E por falar no estágio, desta vez está muito mais acessível, com os postes de luz ao longo da fase e se o jogador estiver com mais de 50 anéis, pode pular em volta das estrelas e entrar no estágio, que está em forma de corrida, sendo que o jogador tem a missão de pegar os anéis e fugir das bombas.
Outro grande acerto foi a inserção do Super Sonic quando o jogador consegue pegar as 7 esmeraldas, algo que foi aperfeiçoado em Sonic 3, mas aqui foi uma ótima introdução.
Sonic The Hedgehog 2 é aquele jogo que jamais cansa, não importa quantas vezes você jogue, que consiga salvar ou quer simplesmente se divertir. É atemporal e merece estar na galeria dos melhores jogos de plataforma.
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