Sonic Spinball é um game da Sega, lançado em 1993, mais precisamente, seu lançamento nos Estados Unidos foi em 23 de novembro de 1993 para Mega Drive. Em 1994, foi lançado para Game Gear e, no ano seguinte, para Master System.
Os dois primeiros jogos de Sonic, lançados em 1991 e 92, respectivamente, foram um sucesso de público, crítica e ajudaram a trazer a Sega ao mercado competitivo dos games, além de bater de frente com a Nintendo, que dominava o mercado.
Neste cenário, era natural que a empresa quisesse expandir os jogos de seu mascote e seu universo. Para isso, a Sega se dividiu entre duas equipes: a parte americana era a responsável por Sonic Spinball e a parte japonesa, por Sonic The Hedgehog 3.
Havia uma pressão para que Sonic 3 fosse lançado ainda em 1993, para pegar as vendas de fim de ano, mas seu lançamento só aconteceu no início de 1994. Então, Sonic Spinball “era o que tinha”.
No final de 1993, as vendas do games ficaram muito abaixo do esperado, o grande público queria o formato plataforma do Ouriço e considerando que Sonic 2 foi lançado em 1992, muitos só compraram em 1993. Com o lançamento de Sonic 3, meses depois do lançamento de Spinball, o jogo acabou ficando em segundo plano. Sonic 3 não atingiu a popularidade dos dois primeiros, mesmo tendo vendas respeitáveis, depois foi juntado com Sonic & Knuckles e até hoje, muitos consideram este o melhor jogo de Sonic para Mega Drive.
Por que Sonic Spinball é considerado um fracasso?
Além do óbvio, da mudança de perspectiva, em colocar o Sonic em uma máquina de pinball ao invés de passar de fase, este é um game extremamente difícil e o pior: é injusto com o jogador, pois chega uma hora que é difícil de controlar, que a física praticamente inexiste e basta um passo errado que você morre sem dó. Não é comum ver gente dizendo que desistiu no meio do caminho.
Segundo a própria Sega, o jogo ficou extremamente difícil por dois motivos: tem apenas 4 fases e as pessoas salvariam rápido. Foi o mesmo argumento usado em Streets of Rage 3, lançado em 1994 e é muito mais difícil do que os anteriores.
Mas o jogo não é de todo mal: há uma boa intenção na história, no qual o vilão Dr. Robotnik, sequestra Tails, constrói uma Fortaleza chamada Veg-O e ainda concebeu tudo como um mundo pinball. A trilha sonora, que sempre foi um ponto positivo da franquia, aqui volta com arranjos de rock pesado, música eletrônica e lembrando até mesmo o trabalho de Yuzo Koshiro em Streets of Rage.
E das 4 fases, as duas primeiras, Toxic Caves e Lava Power House, têm um alto padrão de dificuldade, que desafiam o jogador, mas com um pouco de raciocínio, é possível sair bem-sucedido. Já as duas últimas, The Machine e Showdown, entram nos argumentos citados acima sobre ser quase impossível, desafiar a física e o pior, ser injusto com o jogador.
As fases consistem em avançar de tela, coletar as esmeradas, sempre há um chefe no final de cada fase e, claro, se cair fora do tabuleiro, você morre.
Com um pouco de capricho e mais tempo para ser produzido, Sonic Spinball poderia ter sido um game mais querido e clássico, a própria Sega exigiu que o jogo saísse rápido, mas o tempo ensinou que a pressa pode ser inimiga da perfeição e nem sempre uma linha de produção precisa entregar qualquer trabalho.
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