Imagine só se você pudesse ter aquela longa conversa com aquela pessoa. Sem censuras, sem ressalvas, sem orgulho, sem medo, sem segundas intenções, priorizando apenas a cura de cara um. É sobre isso que é o Sobre Nós.
Na última semana, a A2 Filmes liberou nas principais plataformas digitais o drama romântico Sobre Nós, (About Us), do diretor Stefan Schwartz (Amor Sob Medida, The Boys e Dexter) e estrelado por Ross McCall (Irmãos de Guerra), Allison Miller (Um Milhão de Coisas e 13 Reasons Why) e Alessandra Mastronardi (Para Roma, com Amor).
SINOPSE
Um jovem casal revisita o local onde passou a lua de mel oito anos antes, em um esforço para reavivar o casamento problemático. A trama conduz o espectador a uma viagem pelas passagens da vida deles, enquanto navegam na beleza e na dor do amor, culminando em um final comovente à medida que as verdades são reveladas.
Confesso que eu estava esperando por uma dramédia romântica, com doses de drama e muito alívio cômico e uma história que já vimos centenas de vezes em outros filmes com a mesma premissa, mas fui pega de surpresa por um filme que mais parece uma peça de teatro, um longo, desconcertante e comovente poema disfarçado de filme que nos arranca de nossa zona de conforto ao tratar de questões tão recorrentes em relacionamentos e trazer a tona reflexões tão cruas e sinceras.
O que você falaria para aquela pessoa?
Não estamos acostumados com a forma que as coisas acontecem em Sobre Nós. Imagine só se você pudesse ter aquela longa conversa com aquela pessoa. Sem censuras, sem ressalvas, sem orgulho, sem medo, sem papas na língua, sem perder o controle. Apenas conversar, revisitar tudo o que deu certo, e esmiuçar o que deu errado. Botar os pingos nos is, nos js, e em tudo mais que der pra colocar pingo. Imagine parar o tempo e só conversar, buscando curar todas as mágoas, passar tudo a limpo. Sem segundas intenções, priorizando apenas a cura de cara um.
É essa utopia provocante que nos mantém presos no filme e nas conversas sem fim do “casal” do início ao fim. Não existe certo e errado, não existe um vilão e um coitado, não existe fórmulas milagrosas. São dois seres humanos cheios de bagagem, acertos, erros, mágoas, arrependimentos, frustrações e gratidão.
Sobre Nós, um filme sobre… todos nós!
Sobre Nós é uma longa sessão de terapia – uma não, várias, pois o conteúdo das reflexões é denso e abrangente. A clareza com que os personagens falam de seus sentimentos é algo surreal, claro, e é impossível ter tal discernimento em momentos mais calorosos, como no meio de uma DR… Mas o ponto forte do filme é falar não só sobre eles, e sim, como o próprio título brinca, sobre nós. Todos nós.
É impossível não se identificar com várias das reflexões, situações, frustrações e nostalgia. São problemas reais, causas reais, consequências reais, um amor real. Que todos nós já vivemos, ou ainda vamos viver, ou estamos vivendo agora.
O filme é uma experiência que nos tira do mundo real e nos transporta não para a viagem do casal, mas para dentro do relacionamento em pedaços deles, enquanto os dois tentam recolher seus pedaços espalhados por toda parte, tentam descobrir o que é de cada um naquela desordem para que possam seguir em frente mais leves. Juntos? Separados? Mais felizes? Mais amargos? Só assistindo para descobrir.
Para acompanhar este emocionante processo de cura tanto sobre eles quanto sobre nós, confira o filme nas principais plataformas. Com cópias dublada e legendada, Sobre Nós já pode ser adquirido no NOW, Looke, Vivo Play, Google Play, Microsoft e iTunes.
Quer mais dicas de filmes?! Leia também a crítica de “Eternos Companheiros“, um drama sobre a história de amor incondicional e lealdade entre um homem e seu cachorro.