Showgirls: 14 curiosidades sobre a polêmica comédia dramática (e erótica) de 1995

Showgirls é uma comédia dramática erótica lançada em 1995, que completa 30 anos em 2025. É polêmico, cultuado e hoje é lembrado por duas coisas: por ser +18 e por ser dois maiores “vencedores” da Framboesa de Ouro, se tornando cult de tão ruim.

Foi um fracasso de bilheteria, mas recuperou no home vídeo.

A direção é de Paul Verhoeven (de O Vingador do Futuro, Robocop, entre outros), roteiro de Joe Eszterhas (roteirista de Instinto Selvagem, também do Verhoeven) e conta a história de Nomi Malone, que se muda para Las Vegas e começa a trabalhar como dançarina em uma boate de quinta categoria. Ela se torna substituta de uma das strippers, dorme com o chefe e é capaz de tudo para ser a principal dançarina do grupo.

Dificilmente, Showgirls seria lançado hoje em dia da forma como foi feito há 3 décadas: as mulheres são sexualizadas, estão em guerra e brigando por causa de homem. Sem contar que há nudez frontal da protagonista e de outras personagens.

Elizabeth Berkley era uma atriz em ascensão na época do lançamento, ficou marcada pelo papel, mas, infelizmente, não teve carreira depois, ficando relegada a pequenos papéis. O elenco ainda tem nomes como Kyle MacLachlan e Gina Gershon.

Showgirls é dos filmes mais polêmicos dos anos 1990 e não deve ser levado a sério. Confira abaixo 14 curiosidades deste filme inesquecível, para o bem e para o mal:

  • Estreou nos EUA dia 22 de setembro de 1995 e estreou no Brasil dia 14 de junho de 1996;
  • Paul Verhoeven foi o primeiro diretor a aparecer para receber o prêmio da Framboesa;
  • Elizabeth Berkley recebeu apenas $100.000 para interpretar a protagonista no filme;
  • Elizabeth Berkley foi dispensada por seu agente após o lançamento do filme;
  • Elizabeth Berkley trabalhava regularmente 16 horas por dia, totalmente nua e de salto alto, enquanto filmava as cenas de dança;
  • Pamela Anderson, Angelina Jolie, Denise Richards, Charlize Theron fizeram o teste para o papel de Nomi Malone. Richards seria escalada para o próximo filme de Verhoeven, Tropas Estelares (1997);
  • Gina Gershon se recusou a recriar a cena de Sharon Stone cruzando as pernas em Instinto Selvagem (1992);
  • Kyle Maclachlan usou dublê de corpo nas cenas de nudez;
  • Um de dois filmes lançados com classificação NC-17 em 1995. (O outro filme foi intitulado KIDS);
  • Joe Eszterhas teve a ideia para este roteiro enquanto estava de férias em sua casa em Maui, Havaí;
  • Foi transformado em um musical off Broadway;
  • Não está disponível em nenhum serviço de streaming na escrita deste texto;
  • “Venceu” 7 prêmios na Framboesa de Ouro: Pior Filme, Direção para Paul Verhoeven, Atriz para Elizabeth Berkley, Roteiro, Casal, Pior Nova Estrela para Elizabeth e Pior Canção Original para Walk Into The Wind, além de ter sido indicado a Pior Ator para Kyle, Piores Atores Coadjuvantes para Robert Davi e Alan Rachins, Piores Atrizes Coadjuvantes para Gina Gershon e Lin Tucci, Pior Remake ou Sequência;
  • Foi um fracasso de público e crítica, mas recuperando depois no home vídeo, custou 45 milhões (de onde saiu todo esse dinheiro?), faturou só 20 das bilheterias mundiais. E a aprovação é de apenas 23%.

Posts Relacionados:

Um Estranho no Ninho: 22 curiosidades sobre o clássico com Jack Nicholson

A Múmia: 18 curiosidades sobre o filme de 1999

Um Lugar Chamado Notting Hill: 16 curiosidades sobre o filme de 1999

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On