O que Shark Tank, Edward Maõs de Tesoura e a primeira milionária preta dos EUA tem em comum? Todos ele fizeram dinheiro na indústria cinematográfica usando CABELOS como tema.

Em Edward Mãos de Tesoura, vemos a história de jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha. Criado por um inventor que morreu antes de dar mãos à Edward, ele possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. Edward é vítima da sua inocência, sendo amado por uns e perseguido / usado por outros. O filme foi um sucesso!

Uma pessoa empreendedora / criativa / inovadora é aquela que encontra problemas na sociedade e procura solucioná-los com eficiência, através de soluções que sejam melhores. É isso que chamamos de “maior valor agregado”, quando comparadas àquelas já existentes no mercado. Isso foi uma frase digna de Shark Tank, não?
Algumas perguntas que todo criativo / empreendedor deve se fazer são:
- Qual é o problema que eu posso resolver de modo eficiente?
- Posso utilizar tecnologias?
- Quais clientes específicos?
- O que me permite ser agregador?
- O que me possibilita ter rentabilidade?
- Posso gerar resultados econômicos satisfatórios?
A ideia é que se busque por problemas solucionáveis diante das suas capacidades como empreendedor / criativo. O desafio é: como fazê-lo?
E já que citei Shark Tank no começo, podemos ver vários exemplos que se encaixam na metodologia acima no programa.
Um dos melhores já vistos lá é o da Verônica Belfort, criadora do “Império do Piolho”. Após sua filha pegar piolhos, Verônica percebeu que não existiam pessoas especializadas nesse tipo de tratamento e acabou fazendo por conta própria. Com a descoberta “gap” no mercado, ela decidiu abrir sua empresa que faz tratamentos capilares e remoção de piolhos.

Veja o vídeo dela, porque vale muito a pena:
Um outro exemplo é o de Madam C. J. Walker, 1ª negra milionária dos EUA, que teve sua história contada em uma minissérie da Netflix. Dá uma conferida aqui.


Posts relacionados:
Netflix e a arte de identificar oportunidades
Como as princesas foram usadas na inovação da Disney?
Olhar criativo: encarando o mundo como uma criança
Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: