Informações Oficiais sobre o Japan Film Experience
ATUALIZAÇÃO
O JFX – Festival de Cinema Japonês –, previsto para agosto próximo, será realizado em 2019, em razão das muitas variáveis econômicas e políticas pelas quais o Brasil atravessa, com impacto direto, inclusive, em iniciativas culturais, como a nossa.
Com essa decisão, ampliamos nosso empenho em surpreender ainda mais, ao selecionar e adicionar filmes inéditos ao catálogo, bem como agregar novas marcas e parceiros ao JFX, tão fundamental para entregar o melhor do Japão aos cinemas brasileiros.
Lançado no marco dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o JFX tem o propósito de entrar no calendário anual de entretenimento nacional, o que nos permite reservar, a cada ano, experiências ainda mais ricas e diversificadas, como o Japão exige e o brasileiro aprecia!
Nosso propósito é tornar o JFX um espaço permanente de descobertas do Japão no Brasil!
Queremos ampliar o acesso à rica cultura daquele país, por meio das produções cinematográficas; e estamos falando de um dos maiores produtores mundiais de animes e filmes, com uma produção de mais de 500 longas por ano.
O cinema é um território vasto de linguagens, crenças, hábitos e pensamentos, e estamos convictos da importância que essa arte ocupa na formação cultural de uma sociedade. Essa é a nossa aposta! E, esteja certo, vamos seguir trabalhando para entregar o melhor a você!
Até lá, o nosso agradecimento pela confiança e vontade de fazer parte do JFX!
Continue acompanhando as nossas redes sociais e o site, onde pode, inclusive, cadastrar seu e-mail para receber as novidades em primeira mão!
Filmes para todos os gostos
Para quem está acostumado com tokusatsu, anime e live action, gêneros cada vez mais assimilados pela cultura pop nacional, vão se surpreender com a diversidade e qualidade das produções japonesas. Além dos principais produtos do ramo da indústria de entretenimento, no Japão, os animes, o JFX vai apresentar novas produções que têm feito sucesso dentro e fora da Terra do Sol Nascente.
Ao todo, serão 11 gêneros para atender a todos os gostos. “A ideia é produzir experiências que permitam ampliar a visão da rica cultura japonesa, por meio de novas linguagens cinematográficas; mostrar o talento nato que o Japão apresenta para produção de diversos gêneros”, afirma o curador Nelson Sato.
Além de tokusatsu, anime e live action, o JFX reserva títulos de ficção, drama, ação, fantasia, animação, comédia, documentário e especiais.
Experiências além da tela
Além das produções da cinematografia japonesa, o JFX também irá promover experiências para favorecer o intercâmbio cultural entre os dois países. Estão na agenda do evento as Experiências Sushi, Terror e Cosplay.
Na experiência Sushi, os espectadores poderão fazer degustação da alta culinária japonesa, enquanto assistem filmes cuja temática é a gastronomia, como o documentário Jiro Dreams of Sushi.
Para os fãs de anime, live action e tokusatsu, a experiência Cosplay vai garantir sessões exclusivas para exibirem os trajes de seus personagens japoneses favoritos.
E, sendo o Japão um país com talento nato para criação de filmes de terror, não poderia faltar a experiência Terror, que promete estímulos assustadores para quem gosta de sentir medo na frente da telona.
O Festival ainda prevê outras atividades paralelas, com a organização de mesas redondas para debater e discutir a rica cinematografia japonesa.
Acessibilidade e Sessões Educativas
Para promover a difusão do audiovisual japonês ao maior número de pessoas, o JFX prevê a exibição de alguns filmes com audiodescrição, libras e legendas descritivas, para alcançar espectadores com deficiência motora, visual ou auditiva, garantindo a acessibilidade.
Também, estão previstas sessões a estudantes de escolas públicas e privadas, por meio do circuito CEU-SPCine, em locais alternativos ou com pouco acesso a cinemas, gratuitas ou com preço especial.