Chega aos cinemas nacionais esta semana, o filme Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe. Dirigido por Chris McKay e distribuído pela Universal Pictures. Divirta-se nesta comédia cheia de fantasia e terror sobre o mais clássico sugador de sangue da história!
A Lenda
Certamente, a maior parte dos espectadores conhece ou já ouviu falar da lenda do Conde Drácula. Afinal, é o mais famoso vampiro da história. Todavia, nem todo mundo sabe que ele tem servo leal e devoto. E quem é essa pessoa? Seu nome é Renfield. O Doutor John Seward o trata no asilo em que reside no conto original de 1897.
Assim sendo, há uma infinidade de adaptações e utilizações do personagem nestes mais de 100 anos de sua criação. Contudo, não foram feitas muitas obras com Renfield em destaque. Afinal, ele é apenas um servo e personagem secundário. Mas este filme o trás como personagem principal.
Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe
Os personagens do conto inspiraram o filme, porém invertendo o foco entre o Drácula e Renfield. É um filme de comédia, terror e fantasia. E devido à violência e sangue abundantes no filme, é apenas para maiores de 18 anos.
A história se passa nos dias atuais, onde Drácula foi gravemente ferido e está se recuperando lentamente. Por conseqüência, cabe à Renfield proteger e cuidar de seu mestre escondendo-o, protegendo-o e conseguir vítimas para alimentá-lo. Eventualmente, o rapaz começa a se sentir infeliz e com crises existenciais. Afinal, está servindo seu mestre abusivo fazem décadas.
Ao participar de grupos de terapia, resolve tentar quebrar este vínculo vicioso e prejudicial com o Drácula. E uma série de eventos e acontecimentos desencadeiam. Muita confusão envolvendo a polícia e a máfia o forçam a mudar seus pensamentos e atitudes.
Como lidar com seu mestre impaciente, conseguir vítimas e ao mesmo tempo não ser pego pela polícia ou máfia? Os problemas só acumulam para Renfield.
Análise
Surpreendentemente, apesar de estar no gênero de terror e fantasia, este filme é uma comédia que consegue se adequar bem ao estilo. Mesclando trocadilhos, trapalhadas, frases de efeito, palavrões / xingamentos e parecer um idiota. Consegue fazer o público rir e se divertir de diversas formas e momentos, tornando o filme bem agradável.
Com muita inspiração em filmes mais antigos de terror e comédia, possui elementos como uma violência bem visceral e sangrenta. Com membros sendo arrancados, voando, sangue jorrando aos litros. Por isso o filme tem uma classificação etária de 18+. Mas o foco continua sendo a comédia e entrega bem isso.
Com um bom ritmo de narrativa, consegue desenvolver bem a situação de Renfield e sua relação com Drácula. Além de outros personagens interessantes. Infelizmente não conseguiu desenvolver muito alguns destes personagens, mas era algo já esperado.
Visualmente ficou bom, somente com alguns momentos ou detalhes que poderiam melhorar. Porém, isso não interfere com a experiência no geral. Várias referências à filmes antigos do Drácula ou cinematografia antiga agregam positivamente, além de referências de elementos atuais junto ou em comparação à elementos antigos foram muito bem utilizados.
Portanto, o filme entrega mais do que o esperado e surpreende. Bem divertido, proporcionando muitas risadas e entretenimento. Contém boa parcela de ação para animar o público e elementos de filmes antigos para o fator saudosista. Uma ótima pedida para assistir no cinema!
Posts Relacionados:
A Morte do Demônio: 18 curiosidades sobre o reboot de 2013
O Exorcista do Papa é surpreendentemente interessante
A Morte do Demônio – A Ascensão é um gore sangrento e sem sutilezas
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: