Começaremos o texto dizendo que, a proposta dele é te dar um ‘’background’’ sobre quem é Demolidor, como começou e por aí vai, além de recomendações de arcos. Senta que lá vem história.
O Demolidor foi criado em Abril de 1964 (eis o motivo pelo qual, a série estreou em Abril) de autoria de Stan Lee e Bill Everett. Por mais que o personagem tivesse potencial, a criação de Stan beirava ao fracasso, portanto o Demolidor já era considerado em sua criação um personagem B, entretanto após Frank Miller, grandes nomes passaram a escrever a mensal do herói cego, assim, colocando-o como um dos maiores e mais complexos heróis da Marvel de todos.
HISTÓRIA
Matthew Michael Murdock era um excelente aluno e atleta, entretanto, devido a pressão de seu pai, o boxeador fracassado Jonathan ‘’Jack’’ Murdock, é obrigado a se focar somente nos estudos. A situação difícil da família Murdock, residindo em um bairro perigoso como a Cozinha do Inferno, iria colocar Jack como um membro de gangue contra sua vontade para poder sustentar seu filho, em troca, lutas seriam compradas para que Jonathan pudesse subir.
Ao salvar um idoso de um acidente, Matt acaba entrando em contato com lixo tóxico, cegando-o. Ao perder a visão, seus outros sentidos foram aprimorados.
A situação ficava ainda mais difícil, mas Jack queria mostrar ao seu filho que nunca deveria desistir, por mais que suas lutas fossem difíceis e decidiu mostrar isso na luta errada, uma luta que deveria perder. Ao ganhar, Jonathan Murdock assinou seu próprio óbito, assim, sendo assassinado e deixando Matt de apenas 9 anos, órfão.
Este cresce e se forma em Direito, sendo advogado durante o dia, e o vigilante zeloso de Hell’s Kitchen durante a noite.
FASE MILLER
Frank Miller consolidou o que seria o cânone do personagem com Born Again (Queda de Murdock) e Man Without Fear, estes que quero deixar para uma análise mais profunda.
Em Homem Sem Medo somos apresentados a Matt Murdock antes de tudo, antes de Elektra, antes do traje vermelho e antes do diploma, seguindo seus passos desde a infância difícil a seu treinamento com Stick, sua entrada na universidade, sua amizade com Foggy Nelson (este seu braço direito), sua relação conturbada com Elektra e seu princípio de Demolidor. Já dizendo logo, é leitura obrigatória e o desenho do Romita Jr, era ótimo nessa época!
Já em Queda de Murdock somos apresentados a um homem sem nada, destruído pelo Rei do Crime após Karen Page, sua ex-namorada, vender sua identidade devido a sua decadência como atriz pornô e agora, drogada. Tudo neste arco é sobre como Matthew deve restaurar sua sanidade e dar a volta por cima.
Essas duas fases são lembradas com carinho por todos os fãs, e por este que vos fala.
FASE BENDIS
Avançando mais um pouco no tempo, Michael Brian Bendis talvez deva ter feito o melhor run de todos os tempos de sua carreira dentro de Demolidor, outro que merece um texto curto, pois todas as reviravoltas devem ser aproveitadas. Em resumo, este é outra queda na vida de Matthew Murdock, passando desde distúrbios de poder do Rei a sua identidade sendo revelada, culminando na sua posse como Rei de Hell’s Kitchen.
O traço de Alex Maleev é mitológico dentro da saga, sendo este, realista e ao mesmo escuro, combinando o clima da história.
Esse run é difícil de achar no Brasil, no máximo, no torrent e em inglês…
FASE WAID
Após tantas fases ruins, Matt decide que deveria ver as coisas com outra perspectiva, com mais esperança.
Essa fase é de longe, a mais divertida de se ler. Tudo é dinâmico, os personagens carismáticos, o desenho é agradável, lembrando muito o início dos quadrinhos, onde tudo era muito inocente e ‘’bobo’’. Hoje em dia, é publicada pela Panini, então, corre.
Tudo bem eu admito, ficou superficial, mas deixei todas às nuances, dualidades e filosofia pra analise futura da série, este sendo apenas um ‘’prólogo’’ para já matar logo, a questão de explicação de personagem.
Mas fazer o quê? Estou tão vidrado pela série, escrever esse texto foi sofrível. Pausar minha maratona pra escrever foi triste, amigos! TRISTE!