Ontem eu e Carlos Ave Cesar nos abalamos para trazer em primeira mão este sensacional Preview:
No mundo nerd tem umas situações no mínimo inusitadas. Você se desloca de um lado da cidade para o outro para ir ver míseros 17 minutos do filme que estreia no fim do mês. Isso é praticamente um divisor de águas na vida do cara. Mostra um pouco de como o nerd vive: Escravo de suas paixões e é determinante para você ser taxado de Geek.
“Seu filho é geek, nerd é o filho dos outros.” Érico da Panini
Mas não se trata de qualquer paixão. Ontem tivemos a honra de ver os 17 minutos de Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014), que estréia dia 31/07. É tipo ver filme de doente terminal, você sabe que o cara vai morrer, ou neste caso que o filme vai parar na melhor parte, mas você vai até o fim.
Antes de falar do filme (fique tranquilo que detesto spoilers), vamos falar do evento em si. Um Preview é uma exibição de alguns minutos do filme para a imprensa, onde você tem o “taste” do filme para poder contar (e fazer inveja) para os outros. Como estamos falando de mais uma adaptação Marvel para o cinema foi organizado um evento complementar, uma mesa redonda para trocar impressões sobre estes primeiros minutos.
Os convidados eram: Erico Borgo do Omelete, Erico Rodrigo da Panini, Roberto Sadovsky do Nerdovsky e mediando estes caras o Edney (Interney).
Quando você vai a um evento desses, não vai somente ver os minutos apresentados, você vai entender sua paixão, dissecar, falar sobre. Aí você se sente quase normal, numa sala lotada, em plena segunda com direito a cosplay no meio da platéia. E qual a primeira impressão do filme?
A nossa está na cara: É sensacional! 3D impecável, de fazer você desviar de estilhaço da tela, personagens apaixonantes, pura adrenalina. Primeira recomendação é ir ver este filme em uma sala IMAX! Sério, você merece este carinho. No mais os participantes da mesa redonda estavam como eu. Apaixonados.
“Não existe personagem ruim se você tem bons roteiristas.” Erico do Omelete
Um dos pontos mais discutidos na verdade era como a Marvel pegava personagens desconhecidos do grande público, de uma saga menor entre tantos personagens maiores e transformava num filme avassalador. O ponto é que o mundo dos quadrinhos é rico e eles foram aprendendo o que funciona e o que não funciona e sim, podem apostar numa saga menor.
Com esta audiência, ficamos cerca de uma hora discutindo, desde os fracassos como Demolidor e Elektra, até como atualmente a Marvel chega a sagas campeãs de bilheteria como Avengers, Capitão América e agora Guardiões.
“A Marvel abriu uma caixa de pandora com Guardiões, abrindo precedente para adaptações infinitas de universos e histórias que se sobrepõem.” Sadovsky do Nerdovsky
O filme é um composto de personagens menores dos quadrinhos, onde um improvável guaxinim Rocket Racoon (Bradley Cooper) é o líder de uma trupe (na cena que nos foi apresentada) que irá salvar todo o universo, aliás, sendo mais precisa: a galáxia! Ainda nesta trupe, temos uma árvore andante, ops.. Groot (Vin Diesel), um personagem que fala pouco, mas faz muito (impossível não remeter ao Senhor dos Anéis), Gamora (Zoe Saldanha), uma assassina treinada com força sobre-humana que é nada menos que a filha adotiva de Thanos (aka o vilão que vai tentar destruir a Terra em Avengers 2). Peter Quill, o Senhor das Estrelas (Cris Pratt). Por último temos o temível Drax , o destruidor (Dave Bautista), que vaga pela galáxia para vingar sua família.
“Guardiões é o Star Wars da Marvel” Roberto Sadovsky do Nerdovsky
O sexo dos anjos neste caso é, algum produtor louco ama a história e sabia que seria um sucesso ou apostar em personagens desconhecidos é mais “maleável” ao gosto do público cinematográfico?
A verdade é que quando se tem acesso a um debate deste nível, você percebe que na verdade não sabe nada de quadrinhos. Quiça uma referência a Thanos aqui, ou uma ponta de Hulk ali. E em algum momento tudo vai se encaixando e você fica feito uma criança feliz com o pirulito quando consegue uma conexão de histórias.
O filme é imperdível em sua totalidade, quadrinhos são mágicos e seria sensacional ler e entender mais, mas pra suprir esta deficiência ganhamos de presente o Cinema que sintetiza as estórias e nos joga dentro deste mundo mágico.
Diretor: James Gunn
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Vin Diesel, Bradley Cooper, Dave Bautista e Lee Pace.
Estreia: 31/07/2014
Nota: Até amanhã rola vídeo de “Na Porta do Cinema Especial” falando um pouco mais sobre o que foi mostrado.