Na manhã do último dia 15 de março de 2021, o SBT realizou a coletiva de imprensa para anunciar a estreia da novela Poliana Moça, continuação de As Aventuras de Poliana e baseado na obra de Eleanor H. Potter. O evento foi em formato híbrido, ou seja, foi transmitido pela internet, mas haviam poucos jornalistas presencialmente. Além disso, o evento marcou a presença do elenco, diretores e equipe técnica.
Durante o evento, a autora da novela, Íris Abravanel, ressaltou a importância da novela, seja pelo fator de entretenimento em um momento conturbado da História Mundial, seja pelo perfil otimista que a trama já tem, sobretudo pelo “jogo do contente” e dos desafios de escrever uma novela voltada para o público adolescente desta vez e não mais para o público infantil, que foi o caso das novelas anteriores, como Carrossel, Chiquititas, além da própria As Aventuras de Poliana.
Não que a novela tenha se esquecido dos menores, muito pelo contrário, pois a trama terá a inserção de novos personagens mirins, novos atores e a cereja do bolo será na figura do Pinóquio, grande personagem da literatura, do cinema (no final de 2022 teremos novo filme do Guillermo Del Toro) e pelo material apresentado até aqui, o personagem é o carisma em pessoa.
Já para o diretor artístico do SBT, Fernando Pelégio, os desafios para a próxima novela estão em conversar com outras mídias além da TV aberta e a concorrência, já que o mês de março de 2021 está muito concorrido para fãs de teledramaturgia, pois temos 3 estreias no mês na telinha: além de Poliana Moça no SBT, a Record estreia a novela Reis e a Globo estreia o aguardado remake de Pantanal, isso sem contar as estreias na Globoplay.
Todas as emissoras abertas do país vivem uma realidade diferente de audiência em tempo real e até mesmo um programa comentado como o Big Brother Brasil não tem nem de longe os números das edições anteriores. Podemos listar os motivos para isso como a concorrência com outras mídias, o calor excessivo na maioria das cidades (o que tira muita gente de casa) e com o sucesso da vacinação, muita gente está matando a saudade de sair.
Isso pode ser algo para preocupar o lançamento de Poliana e outras novelas, mas vale lembrar que as novelas do SBT se dão muito bem em outras mídias. No Youtube e na Netflix, são um sucesso absoluto e a emissora pode aproveitar o embalo para valorizar o chamado “formato híbrido” e não ficar apenas na TV aberta, mas falar com todos os públicos.
Poliana Moça iria estrear assim que As Aventuras de Poliana encerrasse, em junho de 2020. Até chegou a começar as gravações, mas todo o material teve que ser descartado por conta da pandemia da COVID-19, mas este intervalo de 2 anos não fez mal para a trama, pois como o elenco é majoritariamente adolescente, mas muitos eram crianças na época da primeira novela, o crescimento desses jovens acabou sendo natural, genuíno e até o público cresceu junto com eles.
E vendo que seu público já está crescido, o SBT pode experimentar a produção de outro tipo de novela, além das infantis. Isso não quer dizer que a emissora possa logo ir para os produtos adultos e ousados, mas continuar com esse formato de tramas para a família, sem perder a essência, mas falando com os mais crescidos.
Como os então atores mirins estão crescendo rapidamente, a emissora pode até mesmo reaproveitar as pratas da casa.
Posts Relacionados:
A animação Os Caras Malvados vai além dos personagens fofos
Esquadrão da Moda retorna ao SBT de cara nova
Drive My Car chega forte para a safra do Oscar 2022
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: