Olá minhas crianças de verão sedentos por saber, que tal hoje falarmos de um dos personagens mais controversos de Westeros?
Tywin Lannister nasceu por volta de 242 d.C, filho mais velho de Tytos Lannister com Jeyne Marbrand, Tywin sempre teve a personalidade forte e decidida. Uma prova disso foi que quando seu pai declarou que sua irmã mais nova, Genna Lannister, ia se casar com Emmon Frey pra agradar o velho lorde, causando raiva e gargalhadas de seus vassalos, Tywin foi o único que se levantou contra a decisão de seu pai dizendo que “era indigno que sua irmã casasse com alguém de uma casa tão abaixo deles” na época ele tinha apenas 10 anos de idade.
Após esse episódio, ele foi enviado para a corte do rei Aegon V para servir como copeiro, e lá conheceu Steffon Baratheon e o príncipe Aerys Targaryen grandes amigos e companheiros de batalha. E claro, Joanna Lannister, sua prima e futura esposa também está lá, como dama de companhia da princesa Rhaella Targaryen.
Durante a Guerra dos reis de nove moedas, Jason Lannister (tio de Tywin) liderou 11 mil homens das Terras Ocidentais durante a guerra e, obviamente, Tywin foi servir com seus irmãos Kevan e Tygett. Após a batalha, Tywin foi promovido a cavaleiro por Aerys, em reconhecimento a sua proeza em campo.
Bom, parece ser só isso, não? Mas você se engana, jovem padawan: Tywin cresceu vendo o pai torrando o dinheiro da sua casa, não cobrando dívidas, jogando o nome da família na lama. E se não bastasse tudo isso, após a morte de sua mãe, lorde Tytos casou-se com um prostituta que desfilava usando as joias e as riquezas da família Lannister. Tywin, endurecido após as batalhas da guerra, voltou ainda mais decidido a recuperar a honra de sua casa.
Tywin mandou corvos a todos os lordes que os deviam dinheiro, e os que não pudessem pagar deveriam dispor de um refém para Rochedo Casterly até que o saldo da dívida fosse pago. As Casas Reyne e Tarbeck se recusaram, e quando lorde Tarberck foi ao Rochedo enfrentar Tywin, o mesmo deu ordem de prisão para Walderan Tarbeck. Lorde Tytos o soltou, para o desgosto de seu filho, porém Tywin não esqueceria dessa desfeita e aguardou. Tempos depois sem consultar seu pai ele exigiu que os Reyne e os Tarbeck se apresentassem para responder por deslealdade. Obviamente eles se revoltaram e, prevendo isso, o jovem Lannister já tinha convocado seus exércitos. Este evento conhecido como “A Rebelião Reyne-Tarbeck” marcou a extinção das duas casas e foi inspiração para a canção “As chuvas de Castamere” (a sede dos Reynes é Castamere).
O mais interessante é que dizem que quando lorde Farman de Casteloleal começou a ficar mais truculento, Tywin enviou um simples bardo que cantou essa canção para o lorde. Após isso Casteloleal nunca mais causou problemas aos seu suserano.
Após esses eventos, o recém coroado rei Aerys II Targaryen chamou Tywin para ser sua mão. E com seu pulso firme a economia de Westeros cada vez mais prosperou em suas mãos e isso, aliado ao fato que o rei cobiçava sua esposa, fez com que Tywin e Aerys entrassem em atrito. A cobiça era tanta que durante o jantar que se sucedeu ao casamento de Tywin e Joanna, o rei disse a todos que estavam presentes que “lamentava que o direito a primeira noite tivesse sido abolido”, claramente se referindo a uma antiga lei no qual o rei se deitava com a esposa de seus vassalos antes de seus próprios maridos.
Em 267 d.C lorde Tytos morreu e Tywin se tornou oficialmente o lorde de Rochedo Casterly, e ao ver uma amante de seu pai exibindo as joias de sua mãe, o jovem lorde não pensou duas vezes e tratou o assunto com a crueldade que já lhe era conhecida. Não só tomou de volta todas as joias, como fê-la andar por toda Lannisporto nua e fazendo-a confessar que era uma ladra e prostituta e a expulsou das Terras Ocidentais.
Após o “Desafio de Valdocaso”, o relacionamento de Tywin e Aerys ficava cada vez pior; o rei cada vez mais louco, e Tywin cada vez menos paciente. Mas o fim da parceria foi quando Aerys convidou Jaime Lannister a fazer parte da Guarda Real, após isso Tywin se demitiu do cargo de mão e voltou para Rochedo Casterly.
Tywin somente sairia do Rochedo na “Rebelião de Robert“, após a vitória na batalha do Tridente, a qual Robert Baratheon matou o príncipe herdeiro Rhaegar Targaryen decretando assim com uma absoluta certeza sua vitória. O lorde Lannister que até então não tinha se mexido, resolveu marchar a Porto real em apoio a Robert. Aerys, que não sabia disso, abriu os portões influenciado por pessoas que diziam que o velho amigo vinha lhe salvar. Tywin entrou e fez a cidade sangrar, inclusive dando a ordem na qual Armory Loch e Gregor Clegane executaram Elia Martell e seus dois filhos, o jovem Aegon e Rhaenys Targaryen.
Tywin provavelmente foi o comandante mais inescrupuloso que já existiu por Westeros e decididamente não tinha nenhuma restrição nos atos para alcançar seus objetivos. Mas com toda certeza foi um dos governantes mais capazes de toda Westeros.
E a partir daí jovens…. bem vocês já sabem, certo?! Então me despeço e deixo vocês com duas coisas: a primeira é que quando Tyrion o questionou sobre o porquê ele matou as crianças Targaryen e não deixou isso para Robert, ele respondeu:
“Tínhamos chegado tarde à causa de Robert. Era necessário demonstrar a nossa lealdade. Quando pus aqueles cadáveres perante o trono, ninguém pôde duvidar de que eu tinha abandonado para sempre a Casa Targaryen. E o alívio de Robert foi palpável. Por mais burro que fosse, até ele sabia que os filhos de Rhaegar tinham de morrer se quisesse que o trono alguma vez estivesse seguro. Mas via-se como um herói, e os heróis não matam crianças. “ |
E deixo também a letra da tão famigerada música que causa arrepios a toda Westeros, música que está presente no casamento vermelho.
As Chuvas de Castamere
E quem é você, disse o lorde orgulhoso
Para que eu deva me curvar tanto?
Apenas um gato de um manto diferente
Esta é toda a verdade eu sei
Em um manto dourado ou em um manto vermelho
Um leão ainda tem garras
E as minhas são longas e afiadas, meu lorde
Tão longas e afiada quanto as suas
E assim ele falou, e assim ele falou
Aquele lorde de Castamere
Mas agora as chuvas choram em seu salão
Sem ninguém lá para ouvir
Sim, agora as chuvas choram em seu salão
E nenhuma alma para ouvir
E quem é você, disse o lorde orgulhoso
Para que eu deva me curvar tanto?
Apenas um gato de um manto diferente
Esta é toda a verdade eu sei
Em um manto dourado ou em um manto vermelho
Um leão ainda tem garras
E as minhas são longas e afiadas, meu lorde
Tão longas e afiada quanto as suas
E assim ele falou, e assim ele falou
Aquele lorde de Castamere
Mas agora as chuvas choram em seu salão
Sem ninguém lá para ouvir
Sim, agora as chuvas choram em seu salão
E nenhuma alma para ouvir