Ontem, dia 18 de dezembro, aconteceu a première da série Percy Jackson e Os Olimpianos, que estreará no Disney+ já com dois episódios inteiros.
A primeira temporada da série seguirá a história contada no primeiro livro escrito por Rick Riordan em Percy Jackson e Os Olimpianos – O Ladrão de Raios.
Perseu Jackson é um garoto de 12 anos que descobre ser um meio-sangue e acaba indo para um acampamento, onde ele descobre outras pessoas como ele, ou seja, filhos de deuses gregos que, sim, ainda existem hoje em dia.
Não posso falar muito mais do que isso, se não vou dar spoiler pra quem ainda não conhece essa saga, então quanto à trama, vou parar por aqui.
A première:
O evento foi realizado no Shopping El Dorado aqui em São Paulo, no Cinemark. Diversos influenciadores foram convidados, incluindo criadores de conteúdo com canais menores, mas também apareceram alguns nomes renomados de outro fandom.
Honestamente, eu não imaginava que teria tanta gente assim se reunindo para assistir ao primeiro episódio. Mostrei um pouco como foi a ida até o evento e como estava o local no TikTok do Universo 42.
Teve distribuição da camiseta oficial do Acampamento Meio-Sangue com os autógrafos dos personagens nas costas, além de tapete azul (em vez de vermelho. Mais uma referência pra quem ama a saga <3), fotos oficiais com backdrop e cupcakes de glacê azul no topo (olha a referência de novo aí!).
O clima no evento era simplesmente incrível. Estavam todos muito felizes e emocionados pela oportunidade de estarem ali para esse evento histórico, ainda mais depois do recado que o próprio autor mandou aos fãs brasileiros na CCXP deste ano.
Você pode se perguntar o motivo de todos estarem tão felizes assim…e eu posso te dar um contexto:
Percy Jackson e Os Olimpianos é uma série de 5 livros escrita por Rick Riordan. O primeiro livro foi lançado lá em 2005, e desde então tivemos tentativas de adaptação para o formato de filme, que chegou aos cinemas em 2010 contando com Logan Lerman e Alexandra Daddario como protagonistas.
Essa tentativa só foi até 2013, quando lançaram Percy Jackson e O Mar de Monstros (que também falhou miseravelmente).
O ponto é: se você não é fã dos livros, ou nunca ouviu falar de Percy Jackson, se está entrando agora nesse mundo, vai descobrir muito rapidamente que os filmes são quase que um tabu, porque não são nada parecidos com o material original e o autor, que estava até que envolvido no início da produção dos filmes, foi excluído de tudo porque estava “batendo boca” com os produtores.
.fim do contexto.
O primeiro episódio
Todos receberam um passe para uma das salas, e todos os assentos foram ocupados por fãs vestindo essa camiseta laranja super discreta. E quando o episódio começou, cada personagem que aparecia na tela fazia todo mundo gritar de alegria.
A experiência foi sensacional, e dava pra sentir a alegria de todo mundo ao ver finalmente uma adaptação melhor do que estavam esperando.
O elenco está incrível. Walker Scobell como Percy Jackson mostrou um fiel espelho do que podemos ler nos livros. Ele nos entrega um garoto sarcástico e de pavio curto, mas que consegue entregar as cenas que exigem mais emoção perfeitamente. A química entre Virginia Kull (Sally Jackson), a mãe do protagonista, e Walker é quase que palpável, é possível sentir o amor que ela sente pelo filho com apenas alguns minutos em cena.
Falando em química, nosso duo de destaque nesse primeiro episódio foi Percy e Grover (Aryan Simhadri). E posso dizer com toda a certeza, que consegui me conectar mais com eles dois nas telinhas do que durante os primeiros capítulos do livro, isso sobre o que falei no meu vídeo do TikTok. Aryan Simhadri dá vida ao sátiro protetor tão bem, que eu diria que ele chega a roubar a cena de vez em quando.
As mudanças
Como era de se esperar, houve mudanças em alguns pontos. Mas não é preciso de preocupar, pois todas elas fazem sentido e acrescentar à história. E não poderia deixar de ser assim, afinal de contas, Rick Riordan foi co-produtor de alguns dos episódios e esteve intensamente envolvido em todo o processo.
Muitas das mudanças foram pequenas, umas delas, que eu achei bem interessante, inclusive, foi no personagem da Sally Jackson. No livro e na série, ela é casada com Gabe Ugliano, um homem extremamente abusivo e preguiçoso. Nos livros ela tem uma postura mais passiva com ele (até porque é um livro para crianças e não seria dado muita ênfase em algo tão pesado), mas na série ela foi retratada de modo diferente; mais firme e menos retraída.
Devo dizer que apenas duas coisas me incomodaram: a maneira como Percy mata o primeiro monstro dele, que não tem nada a ver com a mudança do local onde isso acontece. Achei meio anticlimático. Outro ponto é que os episódios terão apenas 30 minutos.
Em uma época em que estamos acostumados com episódios de uma hora, mais ou menos, 30 minutos parece absurdamente curto, mas eu posso ignorar isso sabendo que eles seguirão com a adaptação tendo respeito ao material original.
No total, a série Percy Jackson e Os Olimpianos terá 8 episódios de cerca de 30 minutos cada e poderá ser vista exclusivamente na plataforma Disney+. Os dois primeiros episódios estarão disponíveis a partir de amanhã 5h da manhã!