Para-o-normal Nerd Analise | Dragon Ball

Você provavelmente já se espelhou, pelo menos na sua infância, em personagens de livros, animes, filmes, seriados e etc. Já quis ser o mais rápido, pular mais alto, soltar bolas de energia, ser o mais esperto, ser o vilão, a princesa a ser salva e por aí vai. Mas com o passar do tempo foi achando que as histórias se distanciavam totalmente de sua realidade, de sua possibilidade, que de nenhuma forma ou que não há vínculo nenhum com as fantasias que tanto gostamos e apreciamos, até o ponto de acharmos que a vida é, em algumas ou muitas partes, muito sem graça, afinal na maioria das produções existe sempre uma trama, uma reviravolta, uma superação que nos causam emoção, seja alegre ou triste, seja de medo ou de coragem, e aí na prática, na vida real, as vezes falamos “baaah, besteira, não existe praticidade nisso“.

Pois é, mas pode ser que todo o material que temos, filmes, livros, animes, mangás, dramas, crônicas, qualquer, qualquer história mesmo, seja aplicável, não somente numa conduta psicológica, comportamental ou seja lá o que for. Tudo é um emaranhado no universo, tudo é real sobre perspectivas diferentes. Tudo é existente, visível e invisível. Estando aqui ou do lado de lá do multiverso, isso existe. Certo, já falei disso antes em Realidade Paralela | Paranormalidade Versão Novo Nerd – Abordagem Inicial.

No tema de hoje usarei como exemplo Dragon Ball, principalmente a saga inicial, aquela em que o Goku é criança, e um pouco das demais sagas, tentarei abordar de forma simples e direta, da forma que me é possível atualmente.

 

Vamos do início

Goku (ou Son Goku) é encontrado por Son Gohan, considerado por ele seu avô, dentro de uma pequena nave esférica no interior de uma cratera. De inicio ele possui um comportamento instável, até que em dado momento ele cai das costas de Son Gohan de uma altura muito grande e bate a cabeça, se recupera “milagrosamente” e após isso desempenha um comportamento mais carinhoso e agradável, devido a amnésia causada no acidente. Isso mudou todo rumo da história, da tragédia levou a glória do seriado, pois a perda da programação instintiva dos saiyans (descoberta na saga Z) e o grande amor e paciência de Gohan criaram uma nova realidade dentro do universo do desenho.

Em sequência, Goku mata seu avo durante sua transformação à lua cheia (Oozaru). Entrando então no cenário dos primeiros capítulos do anime, quando este conhece Buma e iniciam a busca pelas esferas do Dragão. Daí começa aparecer um dos eventos mais comuns no anime, na minha opinião e também um dos mais importantes:

O Inimigo é meu próximo Amigo

Goku, no caminhar de sua jornada já encontra seus primeiros rivais que vão de encontro aos seus interesses, mas apesar de seus esforços não conseguem derrotar o garoto, e em seguida, ao surgir desafios maiores se juntam, superando questões antigas. Simplesmente parece um pouco clichê, mas é de fato um provável comportamento humano, e também uma possibilidade, abstratamente falando ou não, tudo é possível somar convertendo ao positivo. E isso se repetirá em toda série.

 Desejo e Persistência, Inveja e Ganância

Não, não vou dizer que as 7 esferas do dragão tem a ver com os 7 pecados capitais ou outra relação semelhante, embora vale considerar isso também, com bom senso claro. 7 de fato é um número simbólico, considerado sagrado ou fortemente encontrado na tal matemática universal, mas isso é outro tema. A busca pelas esferas do dragão de início parece algo muito desafiador porém a recompensa é grandiosa, podendo até devolver a vida. No próprio anime tem a reflexão sobre como as esferas uniram o grupo de amigos (que antes eram inimigos buscando a esfera, abordado no tópico anterior). No decorrer da história, conforme os personagens vão ficando mais fortes, a partir da segunda parte da saga Z, a busca por ela fica mais simples, porém ainda muito mais importantes para que todos possam estar juntos e vivos.

 

Meus amigos pegam por ressonância!

Você já reparou que na maioria dos treinamentos e dos mestres de Goku, que sempre é o primeiro a ser treinado e quase sempre em seguida seus amigos também passam pelo mesmo treinamento? Seja com Mestre Kame, Mestre Karin, Kami Samah, Sr. Kaioh e por ai vai, sempre Goku é o primeiro a ser treinado. No anime Goku sofre bastante durante seu treinamento e no final surpreende e supera seus mestres. No decorrer do anime, quando Goku já está mais forte, seus amigos vão e percorrem o mesmo caminho, treinando com os mesmos mestres, porém conseguem fazê-lo muito mais rápido. Isso significa, que embora Goku esteja a frente, seus amigos o superam em seu treinamento, ou seja, eles aprendem e se inspiram com Goku antes de iniciar seu treinamento, estando mais preparados para ele.

 

 A dor, se superada, pode nos tornar mais forte

Nas próximas e maioria das lutas, Goku sempre se esforça ao máximo, ficando quase sempre fora de combate, em seguida assim que se recupera, está muito mais forte! Essa é uma qualidade dos Saiyans, mas é humanamente possível, sempre que sofremos, se tivermos garra de encarar nossos problemas e superá-los, nos tornamos muito melhores, e os antigos inimigos do passado não conseguem nos enfrentar da mesma forma de antes.

Bom senso de humor e inocência

Os personagens sempre se apresentam algum momento cômico, que tira a mesmice das batalhas e conflitos, e trazem um pouco mais de sentido a vida deles. O senso de humor inocente e trapalhão de Goku demonstra que apesar do grande poder, não há interferência em sua alto estima ou seu orgulho. E até mesmos os vilões ou ex-vilões sempre apresentam o mesmo senso de humor de forma diferente.

Parceria!

Parceria é fundamental, em todos os desafios, no desenrolar da história e na diversidade e dificuldade dos inimigos, a presença dos parceiros é absurdamente importante, mesmo que na maioria das vezes sejam poucos os que vencem os inimigos, os parceiros ajudam a encaixar a história, para que ganhem tempo, ou impeçam o inimigo de fazer algum ataque fatal, enquanto ficam mais fortes, até ser possível que o inimigo seja vencido.

 

Conclusão

Dragon Ball é um anime, apenas um anime, mas acredito que marcou bastante gente, com sua qualidade de história e desenho. Apresentou bom humor, e embora também bastante violência, dando a impressão que tudo pode se resolver na base da pancadaria, na verdade traz grandes lições, basta trabalhar direito as informações que processa. E como eu disse no começo, tudo faz parte de uma realidade, e a apresentada no Dragon Ball faz parte da nossa, de formas diferentes, mas faz.

Nerd: Felipe Naves

Não há só faltas que me julguem incompleto, ou objetivos que me façam ser persistente. Só desejei a liberdade em questão, em troca de um copo de conhecimento. Fã de jogos clássicos, animes antigos e pesquisador de Ciências Paralelas. Procuro sempre trazer as vantagens de fazer o que se faz.

Share This Post On