O game Super Mario All Stars foi um jogo lançado para Super Nintendo no ano de 1993 e nos anos seguintes, houve relançamentos para as plataformas Nintendo Wii e Switch. É uma coletânea dos jogos do Mario até aquele momento, seja para Nintendinho ou para os Arcades.
O jogo foi lançado no Japão no dia 14 de julho de 1993 e nos Estados Unidos, 11 de agosto do mesmo ano.
A coletânea é composta por Super Mario Bros, lançado em 1985; Super Mario Bros 2, que, na verdade, não é o “Mario 2” oficial; Super Mario Bros 3, lançado em 1988 e a cereja do bolo: Super Mario Lost Levels, lançado originalmente em 1986 no Japão, mas que não foi lançado no Ocidente por ser considerado “muito difícil”, mas que apareceu nesta coletânea.
Sem contar que havia o salvamento dentro de cada jogo, o que ajudou muito os gamers da época para a conclusão dos devidos jogos.
A partir de 1994, foi incluído Super Mario World dentro de All Stars e vários cartuchos a partir daí, vieram junto com o console.
O game acabou sendo um dos maiores sucessos do Super Nintendo. Junto com o próprio Super Mario World e Donkey Kong Country, foi dos mais vendidos do console e além de ter acompanhado o videogame para muitos, também era o custo benefício para o jogador, afinal, eram 5 jogos com o valor de apenas um.
E não se tratou apenas de colocar os jogos dentro do cartucho e pronto. Houve um trabalho excelente por parte dos desenvolvedores para a melhoria dos gráficos, cenários e trilha sonora. O resultado ficou incrível e o jogo está bacana até hoje, mesmo após 3 décadas do lançamento.
Dos 5 jogos, o mais contestado é o Super Mario Bros 2, que, na verdade, é uma versão de um outro game, adaptado para o mundo do encanador e o resultado é totalmente diferente do que o jogador está acostumado. Para o bem e para o mal.
Para piorar, o game usa o preguiçoso recurso de roteiro, no qual, diz que tudo era “apenas um sonho”.
O primeiro game, Super Mario Bros, continua icônico, ditou muito do universo dos jogos de plataforma em 2D e vale ser jogado por todos, desde o gamer mais hardcore até ao mais desavisado.
O já citado Lost Levels possui a mesma estrutura do primeiro jogo, com 8 mundos dividido entre 4 fases cada um e com um chefe no final. Porém, é extremamente difícil, exige muito do jogador e muitos desistiram no meio do caminho, mas vale a pena para testar o nível de dificuldade de quem joga.
Super Mario Bros 3 ainda é um dos melhores jogos do encanador, é muito à frente do seu tempo, ditou muita coisa que o público viu ao longo dos anos, é a simetria perfeita entre o fator de entretenimento, dificuldade na medida certa, criatividade dos mundos e a trilha sonora perfeita.
Já Super Mario World é o mesmo game, com a diferença da possibilidade de jogar como Luigi, algo que não era possível no jogo original.
Super Mario All Stars é dos melhores games do Super Nintendo, cai na nostalgia do espectador e o fator entretenimento é garantido.
Posts Relacionados:
Sonic Spinball completa 30 anos de lançamento
Mega Drive: os 35 anos do maior sucesso da Sega
Mortal Kombat 1: trailer mostra personagens reimaginados
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: