O Retorno de Crash | Opinião sobre reboot/remastered

Falaê galerinha nostálgica!

Serio mesmo, você amou o retorno do marsupial mais “nsano” dos anos 90 ou ficou naquele clima de “mais uma marmita requentada”?

Afinal quem é esse Crash aí?

Vamos lá, eu tive a grande felicidade de pegar boa parte dos clássicos dessa era maravilhosa dos anos 90, acompanhando nela mesma muitas transformações, uma crise complicada para avançar de jogos mais desenhados em 2D para games em 3D.

Enquanto algumas empresas arriscavam trazer seus games para essa era tridimensional, algumas preferiram arriscar no novo, mas com uma boa dose de inspiração. Assim foi o caso da Naughty Dog, que após alguns fracassos e com uma equipe pequena, resolveram arriscar num protótipo de game que visava manter a essência de jogos de plataforma (muito comuns na geração anterior) mas voltada totalmente ao 3D, criando o que hoje é um dos maiores clássicos entre todas as gerações do Playstation. Entretando, apesar de uma grande trilogia entregue, foi perdendo terreno e sua essência ao passar dos anos.

Até que… deparamos com a foto abaixo

É aí que o nostálgico pira no retorno, né?

Então, o retorno de Crash é ou não um motivo de alegria ou repulsa? Afinal, apenas entregar uma receita de bolo que deu certo para uma empresa refazê-lo, mantendo todos os aspectos originais só que com cara nova é realmente algo a se fazer? Isso não seria uma forma apenas de pegar nosso dinheiro sem realmente entregar novas experiências?

Bem, essa perspectiva mais negativa se dá ao fato de que o visual novo não seria um grande motivo para desembolsarmos mais 150 pilas em um novo jogo, afinal, na era anterior Crash também nos trouxe uma revolução visual, pois era perto do auge no aspecto gráfico que vivenciaríamos na época.

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Mas ao todo caso, isso não representa minha opinião, pois concordar com isso me traria apenas uma sensação limitada de que boas experiências não podem ser estendidas. Afinal, o retorno de Crash não apenas trouxe a nostalgia de volta, trouxe também a diversão entregue a nós nos anos 90 como também a chance de alcançar um público novo, provavelmente nossos filhos ou netos (afinal passaram-se mais de 20 anos né “tio”). E a resposta do “por que não lançaram um game novo?” é “porque poderia dar ruim!” e isso realmente colocaria o marsupial em maus lençóis, afinal o provável sucesso desse jogo garantirá não só sua sobrevivência mas também um grande laboratório para que a empresa que abraçar uma continuação ou um game totalmente novo terá uma receita de bolo renovada.

E por falar em bolo, ele foi bem feito?

O que mais me desagradou foi a leve mudança na física do personagem, por estar agora dentro da plataforma Unity, há uma leve diferença na qualidade dos pulos, onde antes ficando bem na ponta das plataformas era possível permanecer, agora escorrega e cai. Isso também deu uma nova margem para conseguir pulos mais longos quando indo mais a ponta das plataformas.

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Porém minha experiência com o jogo realmente trouxe satisfação e nostalgia, realmente está tudo muito bonito, os loads são demorados apenas no inicio do game e de algumas fases, porém, dentro delas o game fica bastante fluído. O design e a ambientação se mantém o mesmo, porém, há maior facilidade de jogar as fases bônus, podendo falhar e tentar novamente sem interferir na fase principal. O game também te ajuda caso morra consecutivas vezes, dando você a chance de iniciar já com uma mascará Aku-Aku.

 E então, vamos viver de marmitas?

Minha opinião sobre reboots, remakes, remasterizações e afins é a mesma. Trazer um novo as novas gerações dos consoles é uma ótima cartada para avaliar como um novo publico reagiria, principalmente se tratando de jogos mais antigos como o caso do Crash. Mas essa opinião não vale para os realmente apelidados de “Marmitas”. Quero dizer, jogos que realmente apenas foram requentados, que apesar de ir de uma geração a outra, mal sofreram mudanças de qualidade gráfica e nem correções de bugs, isso sim é uma “falta de sacanagem” conosco né? Comprar um jogo no PS3 e voltar a comprá-lo no PS4 sendo praticamente o mesmo visual é complicado para o nosso bolso.

E é isso galera, nos vemos depois!

 

 

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Nerd: Felipe Naves

Não há só faltas que me julguem incompleto, ou objetivos que me façam ser persistente. Só desejei a liberdade em questão, em troca de um copo de conhecimento. Fã de jogos clássicos, animes antigos e pesquisador de Ciências Paralelas. Procuro sempre trazer as vantagens de fazer o que se faz.

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