Feliz ano novo!
Ok, nem é tão ano novo mais…e eu me peguei pensando que 2018 é um ano de copa do mundo! Eu adoro Copa do Mundo – os melhores jogadores do mundo todo tentando se provar em uma competição para se conhecer quem é o grande campeão! Aliás, quem não gosta de uma competição? O sentimento de conquista, de se sentir vencedor. A vontade de se provar.
Todo esporte é uma competição. E isso não muda no mundo dos jogos (digitais e analógicos)! Lembra que eu falei sobre todo mundo joga? Então, vamos desenvolver isso…
Todo mundo compete sim. O engraçado é que muitas vezes que estamos competindo não ligamos de ganhar com todos os louros e pompa. Mais importante do que ganhar de 7 x 1, é ganhar! Mais que competir, nós sempre buscamos uma vantagem sobre o outro competidor. E ter uma vantagem relativa é mais importante do que uma vantagem absoluta. É um conceito universal em qualquer competição. No mundo dos negócios executivos que competem por um bônus não fazem questão de ter um bônus maior que o do ano passado, mas sim que o seu seja maior que o do outro competidor.
No Clash Royale, mais importante que derrubar todas as três torres do adversário, você muitas vezes derruba uma e protege as suas três… O mais importante é chegar na frente do amigo!
Jogos competitivos
O ser humano precisa competir. Vamos buscar a melhor estratégia para vencer o colega, vamos buscar aprimorar talentos. Jogos competitivos estimulam habilidades entre os competidores, em especial o raciocínio para que um supere o outro. Vai falar que você não joga Overwatch não quer se especializar em um herói para competir com seu time contra outro? Jogos competitivos como Dota, LOL, CS, Magic, Pokemon, todos eles trazem esse conceito. Construir uma estratégia para barrar o sucesso do adversário e ainda superá-lo. E todo jogo tem uma estratégia – seja ficar na defesa e contra atacar, seja atacar rápido e preciso, a graça da competição é aprimorar sua técnica para superar o adversário.
Mas competição demais também pode ser negativa. O estímulo incorreto pode gerar agressividade, angustia. E é até engraçado, porque o jogador supercompetitivo que é agressivo acaba prejudicando a performance dele. Tem que ter um equilíbrio no jogo. Desenvolver uma estratégia vencedora é tão importante quanto manter a calma para executa-la! O fair play é importante porque ele te traz o jogador para o foco no jogo, estimulando a competição e favorecendo o jogo! (sem contar que economiza ulceras dos players …)
Você estressado com o jogo vai la e desconta no irmão mais novo e …Headshot!
Jogos cooperativos
Toda vez que jogamos com alguém, podemos dividir os jogos em duas categorias: jogos competitivos e jogos cooperativos. Não são categorias exclusivas, muitas vezes jogos competitivos tem muito de cooperação neles também. Mas jogos mais cooperativos tem características especificas que valem ser pensadas. Jogos CoOps trazem jogadores para um plano onde a cooperação e a formação de equipe são importantes, utilizando-se de diferentes habilidades complementares para um objetivo comum.
Destiny tem um componente interessante onde os jogadores têm que formar uma equipe com habilidades diferentes para cumprir um “assalto”, e enfrentar um inimigo barra pesada! E de bônus tem a dancinha da comemoração!
CoOps tem uma coisa muito importante que é utilizada em vários âmbitos que é a formação de time. Uma vez que se reduz o ambiente de competição, se valoriza a formação de times. Você entender as diferenças, e entender que isso é bom para se cumprir uma tarefa é importante para se alcançar objetivos – não é a toa que jogos coops são utilizados em dinâmicas profissionais para se treinar funcionários! Alias, existem diversos jogos de tabuleiro cooperativos fantásticos! O que reduz a chance de bullying com o amigo, ou o esquentadinho ficar revoltado e virar a mesa toda porque não gosta de perder.
Extrair o melhor dos jogos pode acrescentar na algo na sua vida! Então toda vez que entrar no LOL, saiba que alguém pensou em como transformar essa competitividade e essa cooperação em uma atividade envolvente! A competição nos torna pessoas melhores, vamos buscar melhorar nosso modo de fazer algo para superar o adversário! Criar estratégias para superar o time adversário é básico para qualquer jogador! A cooperação forma times, identifica características e entende que essa diferença é necessária para se alcançar objetivos. Jogos competitivos, jogos cooperativos… Existem diversas mecânicas dentro dessas duas classificações! Qual tipo de jogo você gosta de jogar?