O marketing do mal e o que ele causa

O marketing pode “criar” um sentimento? Existe um marketing do mal? Você já parou para se perguntar: o amor realmente existe?

“Amor? Se refere ao raio que abala o coração e você não consegue comer, nem trabalhar e você sai correndo, se casa e faz bebês. Você só não sentiu isso porque isso não existe. O que você chama de amor é algo inventado por gente como eu para vender meias.”

Don Draper em Mad Men
O marketing do mal e o que ele causa - Don Draper

É claro que o amor existe, mas quando um publicitário amargurado como o fictício Don Draper resolve usar o marketing de maneira errada pode causar grandes estragos. Acaba se tornando um marketing do mal, como toda e qualquer ferramenta quando é usada da maneira errada.

Infelizmente alguns profissionais fazem isso e acabam criando um impacto muito negativo para o mercado e para os clientes.

Já falei em uma publicação sobre como a publicidade é baseada na felicidade, como o medo impulsiona a criatividade e como situações negativas podem ensinar boas táticas. Tudo isso, usado por pessoas que pensam só no próprio benefício, podem gerar a sensação de que os sentimentos e as experiências vividas, sejam apenas ilusões criadas para vender.

Quando você estiver em um processo criativo tenha isso em mente e tome cuidado para não se perder na própria criação e esquecer que a jornada e o aprendizado da criação é mais importante do que o resultado final em si, até porque o resultado daquela ação é apenas uma parte do processo muito maior.

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Nerd: KHAL

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Por mais de 5 anos fui Especialista Líder de Estratégias Criativas na SKY e hoje sou Gerente de Marketing Criativo na CMON (uma das maiores empresas de jogos de tabuleiro do mundo).

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