O que dizer de uma série que é baseada em um reality show chamado “Jogo da Mentira” (Liar Game), onde as regras do programa permitem que cada jogador, engane, fraude, iluda e como o nome diz, minta o tempo todo para garantir o prêmio milionário do programa?
E quando a emissora estende o jogo para a mídia, premiando com um investimento em publicidade, os veículos que divulgarem seu show e obtiverem a maior audiência?
Posto assim parece um reality banal, mas já no primeiro episódio a série coloca todos participantes (que estão curiosamente endividados, e literalmente f* e mal pagos) a frente de uma mala de dinheiro e uma meta simples, manter todo aquele dinheiro em seu poder pelo prazo determinado, sem gastar, sem ser roubado, sem perder de vista. A brincadeira consiste em pegar do outro participante todo dinheiro, usando qualquer método, exceto violência, para surrupiar o dinheiro.
Neste ponto, de uma maneira simplista, você é remetido a miséria humana como um todo. Com excessão da mocinha que é toda pura e do herói que é um especialista em psicologia e faz a leitura das pessoas, todos são corrompíveis, estranhamente parecido com nossos políticos.
Baseado num mangá de 2005 escrito e ilustrado por Shinobu Kaitani, a história já teve adaptações para filmes e séries japonesas e agora é readaptada pela televisão coreana, foco desta resenha.
Alguns aspectos da cultura asiática acabam influenciando esta adaptação, pois todos participantes tem dívidas altíssimas com credores não muito convencionais que remetem a algum tipo de máfia, o que dificilmente acontece por aqui, onde a gente deve muito mas para bancos e instituições financeiras, que não possuem necessariamente homens truculentos a sua porta para te espancar em caso de não pagamento.
Para quem vence o preconceito da língua coreana (que soa como uma gritaria o tempo todo), cada episódio é repleto de reviravoltas e sub-jogos que fazem a competição evoluir. Para quem assiste, a velocidade dos fatos as vezes não deixa você conjecturar sobre qual a melhor decisão para o desafio proposto.
Como toda série televisiva, Liar Game, possui também uma trama de fundo e um mistério sobre como os participantes estão interligados ou o que é ou não manipulação da emissora. Com três personagens centrais, a mocinha, o bandido e o herói (que por acaso acabou de sair da cadeia acusado de assassinato) cada um dos personagens reflete bastante as características do mangá original.
A MOCINHA
Nam Da Jung (Kim So Eun) é a figura da inocência, altruísta e aparentemente sem condições de participar de um reality baseado na mentira, uma vez que reconhece sua própria incapacidade de mentir.
O HERÓI
Cha Woo Jin (Lee Song Yoon) é um gênio da psicologia, que tem aquela incrível capacidade de apenas por gestos e posturas fazer a leitura das emoções e personalidades das pessoas, que traz um passado obscuro de ilustre professor da principal universidade coreana a uma acusação de assassinato. Ele entra no jogo para ajudar Nam Da Jung e acaba descobrindo conexões com seu passado na organização, sendo envolvido na trama até se tornar um participante do game e oponente a Nam Da Jung na trama.
O VILÃO
Kang Do Young (Shin Sug Rok) é o apresentador e criador do game, apresentado como um especialista financeiro, vindo de uma carreira brilhante, além de comportamentos duvidosos e do game em si, ele gerencia a pressão do CEO da emissora que tem dúvidas de seus metódos para tornar em sucesso o Reality em si.
A Série
Ainda em exibição na tv coreana pela tvN, Liar Game estreou dia 20 de outubro e esta previsto para ter 10 episódios, terminando em 18/11. Para quem é apaixonado por séries e quer experimentar algo novo, vale uma espiada. Se você tem sindrome de netflix e precisa ver tudo de uma vez, vale esperar o final.
Para assistir basta acessar o Viki, um portal para assistir de tudo que passa lá do outro lado do mundo, com boa qualidade de legendas e streaming e que possui apps para celulares, tablets e Xbox Live.
Ficha Técnica
- Drama: Liar Game
- Director: Kim Hong-Sun
- Writer: Shinobu Kaitani (manga), Yoo Yong-Jae
- Network: tvN
- Episodes: 10
- Release Date: October 20 – November 18, 2014
- Runtime: Mondays & Tuesdays 23:00
- Language: Korean
- Country: South Korea
Fontes: Central de Mangás, tvN, Wikipedia