Mundo em Caos: Ruído Enlouquecedor | Crítica

Chega aos cinemas nacionais o filme Mundo em Caos (Chaos Walking), trazendo “o ruído”. Dirigido por Doug Liman, responsável também pelo filme No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow). Cuidado com O Ruído, nesta ficção científica que se passa longe do planeta Terra.

O Ruído

A trama gira em torno do “ruído“, um fenômeno que ocorre no planeta em que a história se passa. Neste mundo distante em caos, onde os seres humanos foram para colonizar, são afetados pelo que definiram como O Ruído. Este fenômeno faz com que homens tenham seus pensamentos audíveis e às vezes visíveis para outros ouvirem e verem, como uma projeção.

Mundo em Caos Ruído
Todd com seu Ruído

Devido à isso, há muitos conflitos e tensão, pois ao terem seus pensamentos expostos, as pessoas deixam suas intenções e opiniões visíveis. Mesmo que não queiram fazê-lo, é muito difícil não mostrá-las através do Ruído.

Quem nunca ouviu o conselho: “guarde suas opiniões para você” ? Neste local isso é muito difícil de se fazer. Portanto, é preciso estar em constante alerta para conter seus pensamentos.

Padre e seu Ruído. Note que sua cor é diferente, uma tonalidade de vermelho.

Mundo em Caos

Porém, tudo muda quando uma nave contendo alguns astronautas tenta pousar no planeta. Mas assim que entram na atmosfera, o ruído afeta os homens e a nave acaba caindo. A única sobrevivente é uma moça, Viola (Daisy Bichir) e sua chegada desencadeia uma série de problemas e conflitos.

Mundo em Caos Ruído
Todd e Viola fugindo.

À partir desse ponto, o jovem Todd (Tom Holland), acaba descobrindo a existência da garota e tudo fica caótico à partir desse ponto. Tudo o que acreditava e conhecia, desmorona e começa a duvidar do que é verdade.

Tudo isso o força a sair em uma jornada por sobrevivência e respostas em conjunto com Viola. Sua interação com a moça se mostra bem interessante e divertida, pois nunca havia encontrado uma mulher antes. Da mesma forma, Viola vê o ruído como algo curioso e ruim ao mesmo tempo.

Todd pensando em Viola e refletido em seu Ruído.

Alienígenas

Por ser um mundo diferente, há seres e até uma civilização nativa do planeta. Mas apesar de existirem, quase não aparecem e mal interagem. O que é algo bem interessante e inusitado, já que a história se passa fora da Terra.

Isso traz um ponto de vista interessante dito no filme: naquele planeta, os alienígenas são os humanos. Dessa maneira, faz com que opiniões e atitudes mudem no decorrer da história. Quem é a real ameaça?

Mundo em Caos Ruído
Espécie nativa do mundo.

A Trama

A trama gira em torno da exploração do espaço para colonizar planetas. Assim, acabam encontrando um planeta com um fenômeno que faz os pensamentos das pessoas ficaram “visíveis” para todos por perto. Isto é chamado de O Ruído e o torna um mundo em caos.

O enredo e personagens estão bem feitos, com pontos de vista e informações revelados aos poucos. Além disso, se mostrar bem diferentes uns dos outros. Visualmente agrada, com cenários bonitos e impressionantes, e com bons efeitos especiais.

Apenas alguns detalhes ou características que ficaram estranhos ou mal explicados. Porém, isso não compromete a integridade do filme nem a experiência como um todo.

O desenvolvimento de Todd e Viola ficaram bons e com diversos momentos divertidos e tocantes. Isto é algo que vale ressaltar, pois tem grande impacto no decorrer da história.

Dessa forma, o filme Mundo em Caos entregou o que propôs e, no geral, garante uma ótima experiência. Desejo um ótimo filme à todos!

Não esqueça de seguir o Universo 42 nas redes sociais. Fique inteirado nas última notícias do universo de entretenimento!

Instagram | YouTube | Facebook | Twitch

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On