Missão de Sobrevivência: Mais Dúvidas que Ação

Chega aos cinemas nacionais nesta semana, o filme Missão de Sobrevivência (Kandahar). Dirigido por Ric Roman Waugh e distribuído pela Diamond Films. Um filme de ação e suspense estrelado por Gerard Butler como Tom Harris.

A princípio, trata-se de um filme de ação focado em fugir para sobreviver. Mas será que consegue ser mais que isso? Ou fazê-lo bem? Veremos alguns pontos relevantes sobre a execução do filme.

Missão de Sobrevivência

Com toda a certeza, este é um filme de ação. Porém, diz ser de suspense também. Contudo, não há muito esforço em evidenciar isso na maior parte do longa. A premissa da história é a seguinte: um agente da CIA tem sua identidade exposta enquanto está no Afeganistão iniciando uma missão. Assim sendo, precisa fugir o mais rápido possível antes que o peguem e acabe morrendo.

Em resumo, uma missão de sobrevivência desesperada. Ainda mais com o agravante de que praticamente todas as forças não aliadas querem pegá-lo para extrair informações. Visto que ele não pode confiar em quase ninguém, só poderá contar com seus conhecimentos, habilidades e experiência para ficar vivo.

Bom, a maneira como é exposto já é meio estranha. Porque? Uma jornalista britânica consegue informações vitais sobre as operações secretas da CIA com um informante no pentágono. Até aí, tudo bem. Porém, ela estava coincidentemente naquela região e por algum motivo já estava sendo monitorada pelas forças afegãs. Assim, a capturam e obtêm todas as informações e nomes os agentes responsáveis.

Missão de Sobrevivência

Caçada Humana sem informações

Só resta fugir para sobreviver. Mas isso não deveria ser fácil, certo? Afinal, literalmente tudo mundo que não seja amigo ou aliado quer pegá-lo. Apesar de estarem a todo momento atrás dele e acompanhando seus movimentos, não faz muito sentido algumas cenas ou decisões.

Primeiramente: se a identidade, mesmo que falsa, de Tom Harris é exposta, em tese deveria ser possível descobrir sua identidade verdadeira, não? Principalmente por ter sido mostrado em televisão e noticiário. Então, como que nada sobre ele ou família dele foi descoberto? O filme deixa bem claro: se conseguir chegar no ponto de extração, consegue voltar para casa e tudo ficará bem. Em uma era de tanta tecnologia, fica estranho isso. Vida que segue e continuamos com a história. Mas tropeçamos em mais coisas estranhas.

Missão de Sobrevivência

Fatos Estranhos

Em nenhum momento do filme é dito ou mostrado uma investigação do que gerou a perseguição, o motivo principal dessa caçada. Vamos pensar um pouco. Ele consegue explodir uma usina nuclear após se passar por um técnico de internet / telefonia. Ele coloca um dispositivo que permite hackear todo o sistema da usina para sabotá-la. Mas já nesta cena inicial tem uma falha.

Como o local que estão fazendo manutenção é próximo à usina, são vigiados por forças armadas. Ao pedir uma ferramenta ao seu companheiro como desculpa para mexer na fiação do local, seu colega finge procurar na sua caixa de ferramentas, e volta ao veículo para procurar / pegar. Mas não chega a de fato entregá-la. E logo depois ele termina de implantar o dispositivo e diz ter terminado. Como nenhum dos soldados se toca disso e questiona? Simplesmente passa batido.

Missão de Sobrevivência

Dito isso, após ser exposto, ninguém pensou em voltar lá e procurar algo? Ele mesmo disse que se encontrassem o dispositivo, daria muito problema. Posteriormente, durante a perseguição no deserto, poucas pessoas são enviadas atrás dele. Afinal, não está tudo mundo querendo pegá-lo? Não seria lógico não medirem esforços e mandar o máximo de pessoas possível para isso?

Pois é, mas não é o que acontece. A parte mais evidente é a cena em que um helicóptero persegue o carro deles no deserto. Deixando claro que nesse ponto, já fugiram de diversos agentes armados e até conseguiram abater alguns. E depois mandam apenas um helicóptero com 3 ou 4 pessoas armadas dentro? E pior: ao ter 3 mortos e só sobrar o agente chefe, simplesmente não solicita reforços e acaba morrendo.

Há mais momentos estranhos como estes no decorrer da história. Parece que o subestimam muito ou não tem muitas pessoas à disposição para caçá-lo.

Considerações

Analisando o filme sobre outros elementos, temos alguns pontos positivos e alguns nem tanto. As cenas de ação ficaram boas na maior parte, entregando as perseguições, explosões e combates esperados em um filme como esse. Não foi utilizado em excesso, o que é bom, e consegue equilibrar o ritmo do filme. Estar sempre na tensão, mas sem forçar a adrenalina e as sequências.

Os efeitos do filme, em grande parte atrelados às cenas de ação, ficaram satisfatórios. Não apresentando nenhum momento mal feito ou que tenha ficado estranho a ponto de questionar sua execução. Novamente, somente dá a impressão que quiseram economizar e utilizaram menos pessoas nos momentos de ação do que se esperava.

Em relação à trilha sonora, não teve nada de memorável mas também não ficou ruim a ponto de deixar alguma cena estranha. Poderia ter sido melhor trabalhada.

Já sobre a parte de suspense, não se vê muito no decorrer do filme. Algumas cenas ficam entre momento de quase suspense ou quase drama, sem de fato ser nenhum dos dois. No entremeio da ação, há procura, intriga e interação entre as diversas partes ou grupos, mas não são tão bem trabalhadas assim.

Um aspecto interessante é o foco e atenção sobre os costumes e crenças dos povos do oriente médio e o impacto e choque com as outras culturas e povos. Mostra-se o conflito e intolerância em relação ao papel das mulheres no oriente médio, mesmo que superficialmente. Além da questão da militarização até de crianças, o que é algo bem sério.

Portanto, como um todo, Missão de Sobrevivência se mostra mais um filme de ação mediano, entregando a sua proposta desse gênero, mas sem entregar um suspense como classificado e sem um enredo de destaque.

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Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

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