Megabits e Megabytes são apenas uma das unidades eletrônicas dentre várias outras!
Você que já pesquisou para contratar o melhor pacote de internet, com certeza já viu a palavra Mega em algum lugar, certo?
O mais curioso é que essa palavra não significa nada.
É isso mesmo que você leu! Mega é uma abreviação que acaba confundindo a cabeça de muita gente. Isso porque a palavra é apenas um prefixo que pode ser usado na frente de duas palavrinhas bem parecidas, mas que têm uma diferença enorme entre si: bits e bytes.
A forma correta dessas palavras é Megabits (Mbps) e Megabytes (MB/s). E é muito importante saber a abreviação correta para não se confundir na hora de procurar um plano para você.
O que são Bits e Bytes?
Você com certeza já viu esse sufixo em algumas propagandas, embora a maioria das provedoras usem apenas a palavra Mega.
Bit é a unidade mais básica de medida de informação eletrônica. Cada 8 bits (bps) representam 1 Byte (Bps). O ‘s’ no final da abreviação refere-se aos segundos que a informação leva para chegar ao seu destino
Como bits e bytes são pedacinhos muito pequenos de informação, a quantidade deles que é transferida por segundo quase sempre atinge a casa dos milhares. Então, para não acabar com um número muito grande, o prefixo muda.
Qual é a diferença entre Megabits (Mbps) e Megabytes (MB/s)?
Megabit (Mbps) é usado para medir velocidade de transferência, já o Megabyte (MB/s) é usado como medida padrão de armazenamento.
A velocidade da sua internet é medida em Megabits, pois é a transferência de informações entre seu computador e o servidor. Já a velocidade de download dos arquivos é medida em Megabytes.
Ainda há outros nomes “maiores” que o Mega: Giga, Tera, Peta, Exa e Zetta. Se o final terá bits ou bytes vai depender se estamos falando de velocidade de transferência ou armazenamento.
A cada 1.024 bytes ou bits aumentados, muda-se o prefixo usado para que ninguém se assuste com uma memória de 1 milhão, ou 1 bilhão de bytes.
Para entender melhor, fiz uma tabela de conversão de unidade eletrônica que você pode ver abaixo:
Mbps (Megabits) é 8 vezes maior do que MB/s (Megabytes).
Isso significa que se você tem 10 “Mega” (Megabits por segundo) de velocidade de internet e for baixar um arquivo de 10 Megabytes, o download não será concluído em 1 segundo como você poderia ser levado a pensar, mas sim em oito (se o download acontecesse na velocidade limite do pacote contratado).
Oito segundos não parece muita coisa, certo?
Mas agora pense que você vai baixar um jogo para o seu Playstation 4 com uma velocidade de conexão de 50 Mbps e o arquivo tem 109 GB (Gigabytes).
Você esperaria cerca de 26 horas e 30 segundos para terminar o download – de novo supondo que a velocidade de download estivesse no limite.
Mas é quando falamos de arquivos maiores que a velocidade do pacote faz muita diferença!
Então é recomendado que você sempre preste atenção em todos os detalhes do seu plano quando for aderir a um pacote.
Agora que você já sabe a diferença entre Megabits e Megabytes, vai poder entender melhor seu plano de internet móvel ou residencial quando estiver pesquisando! =D
Então, se quiser saber mais curiosidades sobre a internet, leia o artigo como a internet funciona!