O acústico MTV: Manu Gavassi canta Fruto Proibido vai estar disponível na Paramount Plus à partir da meia-noite do dia 2 de Fevereiro e na MTV e Pluto Tv às 20:20 do mesmo dia. Mas, o Universo 42 esteve presente na coletiva de imprensa com a cantora, que aconteceu nesta sexta à tarde e pôde saber o que a Manu achou de fazer o acústico, ouviu sobre sua paixão antiga por Rita Lee, dentre outras coisas que vamos contar aqui pra vocês.
A primeira curiosidade que a artista contou pra gente foi sobre ter mantido os tons originais das músicas do álbum Fruto Proibido, o que foi um desafio pra ela, pois não é um tom que ela estava acostumada a cantar. Fez aula de canto para ter certeza que iria atingir o tom de Rita e não decepcionar os fãs das duas. Inclusive, sua professora de canto, que é a mesma desde seus 13 anos, apoiou-a durante todo o processo, o que foi muito importante já que ela estava com muito medo de cantar errado. Mas como a própria Manu disse, coisa de capricorniana controladora e perfeccionista.
Ela contou que a gravação para o acústico foi a primeira vez que ela conseguiu se divertir de verdade enquanto se apresentava. Foi um momento que ela finalmente pôde deixar o autocontrole e o perfeccionismo de lado e curtir o que estava fazendo.
Sua intenção era homenagear a Rita sem que parecesse um cosplay da cantora. Pra isso, deu um toque seu ao projeto, participando de todo o processo criativo do espetáculo. Desde o figurino, maquiagem, cenário, até a direção e roteiro do projeto, tudo passou por seu crivo.
Em se tratando de figurino, ela deu dois detalhes curiosos: disse que usou o mesmo corset de Gracinha (seu outro ´álbum visual) só que tingido de outra cor. E contou que quando era criança e desenhava como imaginava que estaria quando fosse adulta, era exatamente da mesma forma que aparece no acústico MTV; de cabelos longos e ondulados, corset e calça boca de sino. Ou seja, bem hippie.
Quando se olhou no espelho depois de vestir o figurino do show, viu que estava igualzinha ao que a pequena Manu sonhou. Ela sentiu que estava honrando sua criança interior, o que a deu ainda mais certeza de que precisava realizar aquele trabalho.
Manu, que diz que sonha em participar um dia de um musical, reforçou seu amor por contar histórias através da arte e por mulheres que são mestres em fazer isso. Além de Rita Lee e outras cantoras lendárias da música brasileira, Manu também citou divas do pop que são exemplos de contadoras de histórias e grandes inspirações pra sua carreira.
Taylor Swift, é claro, Alanis Morissette, Bilie Eilish e Lily Allen são suas estrelas do pop internacional favoritas. Sobre Lily, ela disse ser uma inspiração devido ao tom de voz doce e as letras ácidas e loucas da cantora. Esse tom agridoce do pop inglês é algo que ela se identifica muito.
Quando perguntada sobre qual música do Fruto Proibido seria a trilha sonora de sua vida, ela respondeu Luz del Fuego. Porém, todo o álbum a representa por causa da liberdade feminina que ele prega.
Sobre sua admiração por Rita Lee, a homenageada do acústico, ela já deixa claro há muitos anos. Todos que acompanham seu trabalho sabem o quanto ela é super fã da Rita. Duas músicas dela, inclusive, citam o nome da artista: Deve Ser Horrível Dormir sem Mim e Bossa Nova.
Algo que nem todos sabiam é que o primeiro áudio que ela ouviu após sua participação no BBB20 foi da própria Rita Lee. Nem precisamos dizer o quanto ela ficou feliz com isso, né?
Por último, Manu Gavassi agradeceu a presença dos jornalistas na coletiva de imprensa e espera que todos gostem do resultado do projeto.
Assista ao teaser do projeto:
Posts Relacionados:
Amigos, Sons e Palavras: Gilberto Gil volta com tudo na 3ª temporada
Me Chama Que Eu Vou: Uma viagem pela trajetória do primeiro sex symbol do Brasil
Filho da Mãe: Um reencontro com Paulo Gustavo
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: