2021 pode não ser um bom ano em diversos setores, mas de uma coisa o público não pode reclamar: a safra de séries brasileiras é a melhor em anos. O Caso Evandro, Onde Está Meu Coração e Cidade Invisível estão aí pra mostrar isso. E a Amazon Prime vídeo também está investindo em produtos brasileiros. DOM já foi uma série excelente e agora o serviço de streaming chega com Manhãs de Setembro, série brasileira maravilhosa, curta, mas que com certeza vai fisgar o espectador. E por uma série de motivos.
Informações Técnicas
A série conta a história de Cassandra (vivida brilhantemente pela cantora Liniker), uma mulher transgênero que mora em São Paulo. Ela tem jornada dupla como motogirl e cantora em clubes como cover da Vanusa. Tudo parece dar certo em sua vida, seja pelo apartamento próprio ou o namorado Ivaldo (Thomás Aquino), mas sua rotina é alterada com a chegada de Leide (Karine Teles, ótima no papel). Elas tiveram um relacionamento no passado, aparece com Gersinho (Gustavo Coelho, uma revelação) e revela que o filho é dela.
Criada por Josefina Trotta, dirigida por Luís Pinheiro, Dainara Toffoli, escrita por Alice Marcone, Marcelo Montenegro e Carla Meirelles,

Por que assistir Manhãs de Setembro?
São vários motivos que fazem Manhãs de Setembro ser uma grande série. A trama é muito inclusiva e trata com muito respeito algumas questões como a LGBTfobia, já que temos uma protagonista transgênero que não é estereotipada. Além da questão racial, que é ainda mais impactante na figura do filho.
Uma questão bastante relevante na série é a desigualdade social e a luta de classes. A série se passa na cidade de São Paulo, mas não é aquela metrópole imponente das grandes avenidas ou pontos turísticos e sim a São Paulo da periferia, suja e esquecida pelo poder público.
E um assunto muito atual presente em Manhãs de Setembro é a chamada “uberização” do trabalho, já que o trabalho, tradicional, CLT, não é mais dominante como um dia já fora. Era algo que já vinha acontecendo na sociedade atual, mas que a pandemia acelerou o processo, sobretudo com a crise econômica e desemprego recorde.

Conexão com os personagens
Quem não perdeu o emprego e teve que trabalhar em aplicativos, por exemplo? A nossa protagonista, Cassandra, precisa de duas ocupações para ter uma renda mais aceitável. Já Leide está desempregada, vive procurando emprego e se vira como pode, seja vendendo roupas a um brechó ou vendendo doces no farol.
Aliás, não vai ser difícil se identificar com a personagem, além da condição financeira, ainda é uma mãe que faz tudo pelo filho. É rejeitada pelo “pai” da criança e o próprio filho não reconhece seu esforço.
O próprio Gersinho também é um personagem que muitos vão se identificar, pois fica no meio do furacão da briga entre os dois. É inteligente, mas demora a receber o devido reconhecimento e tem uma melhor amiga chamada Grazy (Isabela Ordoñez outra revelação em pessoa).
A série até sugere que os dois possam ficar juntos, mas também deixa claro o respeito que um tem pelo outro, sem contar que é ela que tem as melhores dicas ao amigo.
O Elenco
Manhãs de Setembro tem um elenco excelente, Liniker, Karine Teles, Gustavo Coelho são os grandes destaques e escolher o personagem favorito é uma escolha mais emocional do que racional.
Mas a série ainda conta com a presença de Paulo Miklos como Décio, Thomas Aquino como Ivaldo, namorado da Cassandra ou Gero Camilo como Aristides, amigo de Cassandra e Décio.

E a série ainda tem mais um trunfo: é muito curta e seus 5 episódios de cerca de 30 minutos passam rápido.
Manhãs de Setembro é uma grande série do Prime Video e O2 Filmes, faz refletir sobre a nossa vida. É impossível não criar empatia com pelo menos um personagem e tem grandes atuações.
Veja sem medo, com o coração e mente abertos.
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: