No segundo episódio do Pod Conteúdo falamos com Carlos Melo da SIGMOIDAL sobre a utilização de machine learning em vários tipos de mercados:
- como ele está no seu dia a dia (e você nem sabe)
- seu uso nas mídias sociais e algoritmos
- mídias e aplicativos em geral e como as empresas aprendem sobre os seus gostos.
Mas o que é Machine Learning?
Machine Learning é uma tecnologia onde os computadores tem a capacidade de aprender de acordo com as respostas esperadas por meio associações de diferentes dados, os quais podem ser imagens, números e tudo que essa tecnologia possa identificar. Machine Learning é o termo em inglês para a tecnologia conhecida no Brasil como aprendizado de máquina.
IBM, site oficial
É um subcampo da Engenharia e da ciência da computação que evoluiu do estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial.
Em 1959, Arthur Samuel definiu aprendizado de máquina como o “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados“.
O aprendizado automático explora o estudo e construção de algoritmos que podem aprender de seus erros e fazer previsões sobre dados. Tais algoritmos operam construindo um modelo a partir de inputs amostrais a fim de fazer previsões ou decisões guiadas pelos dados ao invés de simplesmente seguindo inflexíveis e estáticas instruções programadas.
Enquanto que na inteligência artificial existem dois tipos de raciocínio (o indutivo, que extrai regras e padrões de grandes conjuntos de dados, e o dedutivo), o aprendizado de máquina só se preocupa com o indutivo.
Carlos Melo é especialista em Data Science e Machine Learning, criador da Sigmoidal.
Ouça também “Criatividade e suas aplicações | Pod Conteúdo“
Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Novo Nerd nas redes sociais: