Seguindo com a programação do Arabian Nights do Cinemark, temos uma das melhores animação estilo drama/comédia: LUZES NO CÉU – FIREWORKS (Uchiage hanabi, shita kara miru ka? Yoko kara miru ka?), dirigido por Nobuyuki Takeuchi, o key animator de A Viagem de chihiro e Castelo Animado, junto com seu amigo Akiyuki Shinbo, conhecido pela a novel Bakemonogatari.
A animação não desaponta, é muito bem trabalhada e tem lindos cenários (algo já esperado de Nobuyuki Takeuchi). Ela te surpreende e consegue prender bem a atenção, observamos que a primeira mistura do trabalho em conjunto desses dois diretores deu muito certo, afinal Akiyuki Shinbo não é um bom animador, mas tem uma ótima visão para dramas complementado o trabalho do Nobuyuki Takeuchi. A única crítica negativa que tenho a respeito, foi a transição e mistura em algumas cenas 3D e 2D: dá pra sentir que Takeuchi tentou algo novo. Ele arriscou, acertando em algumas mas errou em outras.
O filme prende a atenção, cada personagem foi bem trabalhado com uma magia sutil que vai crescendo aos poucos conforme a drama se abre. Infelizmente nota-se que Akiyuki Shinbo teve problema após a grande revelação em encerrar tudo, talvez ele tenha ido longe demais para o tempo do filme, pecando no encerramento e deixando uma sensação de algo mal resolvido.
A trama se passa nos dias atuais contando a história de dois amigos, Norimichi e Yusuke, durante as férias de verão da escola primária. Os dois melhores amigos estão apaixonados pela a mesma garota, Oikawa Nazuna, uma menina complexa com alguns problemas e uma grande decisão em sua cabeça.
Enquanto os outros colegas da sala estão preocupados em descobrir o segredo dos fogos de artíficio, Norimichi está mais preocupado em responder o famoso “E se?” que temos na nossa cabeça, tentando não magoar seu amigo Yusuke e ajudando a sua grande paixão, Oikawa.
Essa animação é aquele tipo de drama que vale a pena ver 2 vezes e muitas coisas você só conseguirá entender na segunda vez.