Letitia protagoniza episódio de horror “raiz”
Foi um “eita atrás de eita”! Que maravilhoso ver que os produtores e roteiristas continuam não se reprimindo e entregando um episódio melhor que outro! Até agora parecem que foram 3 filmes de terror em sequência.
Se você quer saber tudo em detalhes sobre o que achei deste episódio, assista ao vídeo abaixo. Agora se quiser a parte “condensada”, é só ler os bullets points com as minhas principais considerações.
- A cena do elevador descendo até o subsolo, mostrando os corpos dilarecados e finalizando com a luz se acendendo sozinha… simplesmente aterrorizante e encantador;
- A frase dita por Montrose “a magia existe e está do lado dos brancos” dá o tom do epísodo, que parece complementar esse pensamento ao colocar uma casa “amaldiçoada” no caminho da Leti. Isso é interessante, já que a abordagem da série toda deve ser em função da perseguição dos negros, tanto pelos brancos quanto pelo “sobrenatural”, que corrobora novamente o jeito de LOVECRAFT ver o mundo;
- Quando Letitia prefere não contar como conseguiu o dinheiro, a princípio pensei que iriam explorar algo com a “herança” do ATTICUS, mas ao descobrirmos que o dinheiro veio de Christina, isso engrandece Leti pois deixa em contraste que ela não é tão egoísta quanto sua irmã afima que ela seja;
- Novamente temos obras literárias famosas, onde vemos o livro Drácula de Bram Stocker, o mesmo que foi citado pelo George no episódio 1. Descobrimos que era o favorito do George e por isso sua esposa, Hypollita, acaba rasgando suas páginas como forma de enfrentar seu luto. Temos também “O Conde de Monte Cristo” que deu origem a tática usada por Montrose para fugir de seu cativeiro e que o George também citou no episódio 2;
- Já que mencionei Montrose, não consigo enxergar Atticus e o pai se resolvendo. Talvez no máximo no estilo uma cena de redenção final, onde Monstrose peça perdão a Tic pelo modo que sempre o tratou. Fora isso, a relação entre pai e filho só tende a piorar;
- E o que falar do Atticus, que é um cara que só conheço há 3 episódios mas já considero pacas? Não foge de uma boa briga e ao resolver ficar só pra enfrentar os brancos demonstra não só a coragem, mas o sentimento de comunidade;
- Cenas de terror de primeira: a mulher puxando a coberta da Leti, os fantasmas dos negros aparecendo e o fantasma do médico tentando expulsar Letitia da casa;
- Adorei o estilo de contar a passagem de dias. Assim como em alguns filmes de terror, com a trilha sonora certa, dá uma impressão que está apenas te preparando para o gran finale;
- A pergunta que não foi respondido: George Freeman, parece realmente ser o espírito por trás do tabuleiro de ouija. Mas ele não é visto ou citado depois. Será que vermos o tio George na trama como um fantasma?
- Uma segunda questão: os espíritos na casa amaldiçoada se revelaram porque isso irai acontecer de qualquer maneira (supondo que outras pessoas se mudassm pra lá por exemplo), ou algo de Ardham os perseguesiu e isso fez os mortos da casa se revelarem? Ou ainda, se revelaram porque a Leti morreu e agora ela funciona como uma portal dos mortos?
- Finalmente Tic e Leti resolveram consumar o que estava explícito entre eles né? Formam um casal lindo!
- Não consegui parar de pensar o episódio inteiro de como deve ter sido horrível (para os negros) viver naquela época. Ser provocado a cada instante e não poder reagir. Os que tomavam atitude, assim como a Letitia fez, tinham que ser muito corajosos pois sabiam que iriam ser perseguidos ainda mais, mas se não fizessem nada sua situação nunca mudaria. Aquele velho ditado que “ninguém quer ser o primeiro a tomar o tiro né?”;
- Cientistas malucos fazendo experiências com humanos. É clichê? É. Mas eu amo! Inclusive isso me lembrou muito a trama do jogo Black Dahlia (1997), onde temos uma investigação tentando descobrir um serial killer que acaba se enveredando em segredos de nazistas ocultistas.
