Nos últimos anos as produções não ocidentais vem ganhando espaço na indústria cinematográfica e conquistando o público. Love Sonia é uma produção indiana de 2018, dirigida por Tabrez Noorani e estrelada por Mrunal Thakur.
Sinopse
A jornada de uma jovem mulher através do mundo do tráfico sexual internacional. O filme é inspirado em fatos reais e conta a história de Sonia, uma jovem de uma vila da Índia e o seu caminho para Los Angeles via Hong Kong.
Sonia é uma jovem de 17 anos que tem sua vida virada de ponta cabeça quando sua irmã mais velha Preeti é vendida pelo pai endividado. Em nome do amor que sente pela irmã, Sonia parte em uma difícil e dolorosa jornada a sua procura.
Apesar da atitude monstruosa do pai, a narrativa não se limita a fazer julgamentos morais. O filme se propõe a discuti a estrutura na qual essas pessoas estão inseridas e mostra que nem sempre as atitudes são “preto no branco”.
As nuances apresentadas por cada personagem contribui para construir um cenário complexo e uma narrativa sensível.
A desigualdade social e a globalização são o plano de fundo deste drama que critica a ideia do “fácil acesso tecnológico’. O filme nos leva a refletir sobre como a nossa realidade não necessariamente é a do próximo, ou seja, o que é banal pra mim pode não ser pra você.
Prostituição
Grande parte da narrativa se passa em um Bordel, local que Sonia sofre uma série de violências físicas e psicológicas. Não só seu corpo, mas sua alma é violada.
Com o decorrer da trama vamos entendendo as condições que levaram as personagens para a prostituição e a dificuldade que essas mulheres encontram para mudar de vida. O preconceito, as doenças, as dívidas e a dependência química são alguns dos motivos que dificultam a reintegração dessas mulheres na sociedade.
Ao trabalhar com a questão do tráfico sexual internacional, o drama consegue mostrar a complexidade dos esquemas de aliciamento e tráfico de menores. Além disso, o drama trabalha a questão do fetiche em torno da virgindade e a sexualização de etnias.
Love Sonia é a prova de que não é preciso orçamentos mirabolantes para produzir um bom drama. Inclusive, não poderia deixar de parabenizar a atuação de Mrunal Thakur (Sonia), a atriz conseguiu passar muita veracidade e confesso que me arrancou algumas lágrimas.
Este drama mexeu muito comigo, principalmente por saber que a trajetória de Sonia não está distante da realidade de muitas meninas que vivem no interior do nosso país. Ao trabalhar de forma séria a questão do tráfico sexual, Love Sonia contribui, ainda que de forma indireta, para o combate dessa prática desumana.
Ficou com vontade de assistir? Você pode conferir nas plataformas digitais: Now, Look, Microsoft Movies & Tv, Apple Tv (iTunes) e Google Play.
Leia também a crítica de “Natureza Selvagem”, um drama ambientado no final da Segunda Guerra Mundial e que traz fortes reflexões sobre a natureza humana.
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: