Indo além dos clássicos, livros nacionais modernos também tem o seu charme
No início do mês, dia 01 de maio, comemoramos o Dia da Literatura Brasileira. Então resolvi montar uma pequena lista das minhas leituras favoritas dos últimos tempos caso você também queira se aventurar além dos livros clássicos da nossa literatura.
Lembrando que as obra indicadas aqui não estão em nenhum tipo de ordem ou ranque! Então bora lá:
1. Inimigo do Mundo por Leonel Caldela
Também conhecido como o livro que me fez gostar de RPG, Inimigo do Mundo é o primeiro romance do cenário role playing game da Tormenta.
Escrito por Leonel Caldela e publicado pela editora Jambô, acompanhamos a história de um grupo de aventureiros que são mandados em uma missão para descobrir o paradeiro e os motivos do Assassino Albino.
O desenvolvimento do mundo é fascinante. Existem deuses, reinos e, claro, uma presença muito forte do sobrenatural.
Temos diversos pontos de vista durante o livro e cada um dos personagens é extremamente diferente um do outro, o que torna a leitura completamente dinâmica e fica muito longe de ser cansativo.
Como eu disse anteriormente, Inimigos do Mundo é o primeiro romance do cenário Tormenta RPG. Existem mais dois livros na série que são incríveis.
Se você curte fantasia e literatura nacional, não pode deixar de apreciar esta obra. Você pode comprar pela Amazon, se quiser.
2. Filhos da Tempestade – Rodrigo de Oliveira
Este é uma obra de terror e suspense escrito por um dos autores mais sádicos que já tive o prazer de conhecer (ele mesmo se chama assim).
O interessante aqui é que o autor brinca com um dos lugares mais misteriosos do planeta: o Triângulo das Bermudas. Como? Ele cria toda uma mitologia em cima do lugar logo no prólogo, o que torna o começo da história muito interessante.
Filhos da Tempestade vai contar a história do Tiago, filho único de uma família de classe média que está indo para Los Angeles participar de um concurso de música. Porém, algo acontece no meio do caminho e ele e seus colegas acabam ficando presos em um Ilha Paradisíaca.
Mas não se deixe enganar pelas aparências. Essa ilha faz com que os personagens se transformem de adolescentes inocentes em seres humanos em um estado praticamente animal de selvageria.
A dinâmica dos sobreviventes e a narrativa me lembrou muito o clássico Capitães da Areia!
A leitura é super simples e tudo acontece muito rápido. Então se você estava precisando de um livro que não precisa de muito esforço para ler, aqui está.
No vídeo eu falo um pouco mais sobre a história, se você quiser saber mais.
3. As Crônicas dos Mortos – Rodrigo de Oliveira
É, olha ele aqui de novo. E não é à toa.
Caso você não saiba, Rodrigo de Oliveira é o autor de uma das melhores sagas de zumbi que eu já li na minha vida.
Sabe The Walking Dead? Melhora a história cerca de 10 vezes e você terá algo parecido com As Crônicas dos Mortos.
São 6 livros no total, o último tendo sido dividido em duas partes (se não acabaria do tamanho de um dos livros de Game of Thrones). Se você quiser saber um pouco mais sobre a história do primeiro livro, assista o vídeo abaixo (bem antiguinho), e prepare-se para mergulhar no apocalipse zumbi mais brasileiro de todos os tempos
4. Filhos da Lua: O Legado por Marcella Rossetti
O livro conta a história de Bianca Fernandes, uma garota de 16 anos que passa a viver com sua meia-irmã Laura, depois da morte de sua mãe e padrasto durante um assalto. Porém Bianca enfrenta problemas sérios de episódios
de sonambulismo e terrores noturnos devido ao trauma que sofreu quando pequena.
Seus ataques são tão graves que por vezes ela anda por corredores, e até sai de casa(!). Por esta razão as irmãs são forçadas a se mudarem de cidade constantemente, pois Laura acredita que a mudança de ares ajuda a manter a situação sob controle.
Agora vivendo na cidade de Santos, Bianca parte para mais um típico primeiro dia de aula, onde faz amizade com Renan e Nicole. Mas seu primeiro dia não passa despercebido, como ela esperava, pois quando ela encontra um grupo de 3 jovens – onde um dos integrantes é considerado um dos garotos mais bonitos da escola – tem sensações estranhas; seu coração dispara, sente uma pressão na cabeça e sua respiração fica ofegante.
Um dia, Bianca recebe um convite para o Barba Azul, uma famosa balada que está sendo reinaugurada na cidade. E é lá que ela descobre que está envolvida em mundo que ela desconhecia completamente e que seu papel nele é muito maior do que ela poderia ter imaginado.
Já escrevi uma resenha sobre esse livro, e você pode ler aqui.
Bora apreciar a literatura nacional?