Interestelar / Interstellar

Melhor filme de 2014? Da história da ficção científica? Ou direção medrosa?

Os erros foram fortes o suficiente pra apagar a grandeza da obra?

Não sou nolanzete tampouco crítico de cinema. O que significa que esta análise é emocional, com algumas pitadas de razão. ^^

 

 

Muita gente criticou a trilha sonora porque se fizeram referência ao filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço, teria que ser tão impactante quanto.
Também não gostaram da fotografia. Disseram que Alfonso Cuarón foi muito melhor em Gravidade do que Christopher Nolan em Interestelar.
Por fim, criticaram também a grande justificativa do filme. O motivo do resultado final da grande jornada…

O primeiro ponto que quero destacar é a trilha sonora. Uma parceria com Hans Zimmer não poderia dar errado. O tom melancólico, somado aos diversos silêncios espalhados pela trama foram reponsáveis por nos prender dentro da viagem. Não é grandioso como “Assim falou Zarathustra”, mas não se pode dizer que comprometeu o filme.
Zimmer traz a tensão no momento que ela precisa acontecer e Nolan coloca o silêncio nos momentos certos.

Buraco Minhoca Interstellar

A fotografia está belíssima, ainda mais se você assistir o filme em IMAX. Nolan dispensou chromakeys e no lugar utilizou telões gigantescos… Está incrível! Cuarón em Gravidade pôde explorar a órbita terrestre durante praticamente uma hora e meia. Então ele teve chance de testar e testar e testar a melhor tomada de câmera pra cada situação.
Não estou tirando o peso das costas de Nolan, mas há de convir que em interestelar a trama ocorre na Terra e em diversos pontos no espaço, o que dá menos tempo pro diretor (Apesar de interstellar ter quase 3 horas de filme).

No entanto não posso dizer se Cuarón faria trabalho melhor. O projeto estava nas mãos de outro cara e se fosse Alfonso Cuarón, talvez ele pudesse ser mais profundo no drama, talvez pudesse ser mais incrível na fotografia… e isso nunca vamos saber.
Neste ponto acho que Interestelar poderia ser maior do que já é, mas ainda assim é lindo!

Outra crítica que ouvi depois de ver o filme foi que explicaram demais a Teoria da Relatividade, o conceito de Buraco de Minhoca. Só que quem criticou é quem já viu isso em outro filme, ou tem alguma noção do que é um buraco de minhoca, por exemplo.
Acontece que não é todo mundo que já viu ou que é sensibilizado por esse tema. Minha esposa, por exemplo, não é tocada por esse assunto e adorou as explicações. Ela me disse, inclusive, que se não tivessem feito isso, ela ia ficar viajando o filme todo.
Não me incomodou.

A trama do filme foi bem construída, sem exageros no drama, que aliás é característico de Nolan. Matthew McConaughey como Cooper está incrível! A relação com sua filha Murph (Mackenzie Foy jovem, Jessica Chastain adulta, Ellen Bursty idosa) é tão tocante que quase me fez chorar umas três vezes durante o filme. Eu conseguia perceber o quanto ele se entregava em cada cena em que atuava e posso dizer que ele foi brilhante.
A pequena Mackenzie foi bem marcante em sua atuação e convincente. Jessica Chastain é uma atriz que, na minha opinião, é subaproveitada. Em nenhum momento me senti fora do filme por uma atuação fraca.

Cooper and Murph InterstellarAdult Murph InterstellarMurph Old Interstellar

Já Anne Hathaway como a dra. Brand, filha do professor Brand (Michael Caine), é morna. A única vez que ela tenta trazer vida à sua atuação é pra destruir o conceito da ciência, justicando que mais importante que a razão é… o spoiler… hahaha não vou contar. XD
Anne InterstellarCaine Interstellar

E por mais que Cooper questione Brand, essa justificativa acaba sendo a explicação pra tudo no fim do filme, ao contrário da ciência que é a razão. E não estou falando de religião, que também seria uma explicação fraca pra proposta do filme.
Neste ponto eu concordo com os críticos que Nolan foi medroso.

O final do filme poderia ter sido antes, assim que…

 

SPOILERS

 

…Murph consegue resolver o problema da gravidade pra tirar a humanidade do planeta com a ajuda de seu pai e os padrões de gravidade.

 

Achei o filme incrível, tão grandioso pra poder dizer que é sim um dos maiores filmes de ficção científica da história.
Tem muita coisa pra falar, outros atores, outras questões, a própria trama… mas eu precisaria de um podcast pra explicar melhor… um post é muito pouco!!!!

Então, o que acharam do filme? É tudo isso que eu disse ou fui bonzinho demais?

Nerd: Andrey Minorelli

Ex-jogador de games para pc-master-race. Atual jogador de youtube (pc lixo e sem console, fazer o que?). Maluco por trilhas sonoras, músico, tenista e pai. Tentando entender o mundo e falhando miseravelmente dia após dia.

Share This Post On